A realidade virtual realmente boa está por vir, mas ainda não é a hora. Isso é preocupante. E se alguém comprar um adaptador barato para smartphone, tiver uma experiência ruim e decidir que VR é uma novidade passageira? Mas o Google, a empresa providenciando a solução mais barata de todas — o Cardboard — talvez tenha uma resposta, que não envolve prender nada na sua cabeça.
A partir desta semana, o Google vai certificar alguns destes adaptadores VR baratos para smartphones sob a iniciativa “Works With Google Cardboard”. Então, se você comprar um headset com o adesivo da iniciativa, você sabe que terá uma boa experiência. Por quê? Dois motivos.
Primeiro que o Google vai colar um QR code em cada um desses headsets que — uma vez escaneado pelo app do Google Cardboard — automaticamente diz ao smartphone como funcionam as lentes do headset, e ajusta automaticamente os jogos e aplicativos para estas configurações. Isso deve funcionar com qualquer app feito na SDK do Cardboard.
Segundo, o que o Google pede em troca da certificação — e isso vai soar estranho — é que estes headsets NÃO venham com controles complexos e NÃO exijam que um faixa de elástico envolva a sua cabeça para prendê-lo ao seu rosto. Ou seja, nada disso: