A gente já falou aqui na Results sobre a importância de incentivar os funcionários no ambiente de trabalho. Colaboradores que ganham bem trabalham mais e melhor. Não dá para fugir dessa máxima. Assim como você fica feliz e sente-se mais motivado quando a empresa atinge bons resultados e faturamentos, a equipe também se empenha mais quando vê o saldo bancário engordar. Contudo, se você é dono de uma startup, é bem provável que não tenha caixa o suficiente para dar aumento aos funcionários.
O mercado está cada vez mais competitivo e, se você tem funcionários jovens, redobre o cuidado – ninguém pensará duas vezes em mudar para uma empresa que os pague melhor. O texto de Anita Campbell publicado no Open Forum fala justamente sobre o assunto. Na publicação, Anita sugere que você dê premiações para os colaboradores que se destacaram ao longo do mês e ensina como fazer isso. Segundo a autora, o primeiro passo a ser tomado é decidir se as metas serão analisadas individual ou coletivamente.
Mesmo assim há um grande impasse. Se você determinar que as premiações se darão com base em resultados coletivos, corre um grande risco de haver desentendimentos entre a equipe caso algum funcionário julgue que alguém está trabalhando menos, atrapalhando o rendimento. Mas ao optar pela maneira individual, você perderá uma grande chance de estimular a coletividade e o trabalho em equipe. A questão é complicada.
Outro assunto que também pode ser levantado é até qual ponto o funcionário gosta e se identifica com a empresa. Ele trabalha lá porque gosta e acredita nos ideais ou porque recebe bonificações? Não há fórmula mágica. Cada caso é um caso e tudo tem que ser analisado com cautela. Você concorda em dar incentivo aos colaboradores? Já passou por uma situação similar? Participe!