O Silk Road foi derrubado pelo FBI há alguns anos, mas os mercados de drogas na dark web não acabaram: surgiram diversas alternativas, e o Evolution se tornou a maior delas. Pois ele acaba de desaparecer sem aviso e, segundo usuários, levou US$ 12 milhões em Bitcoin.
>>> Os seis maiores assaltos a Bitcoin
>>> Hackers roubam US$ 5 milhões de casa de câmbio para Bitcoin
O Evolution vendia armas, mercadorias roubadas, produtos falsificados e praticamente qualquer droga que você pudesse imaginar. Era possível acessá-lo através da rede anônima Tor.
Ele ganhou fãs por carregar páginas mais rapidamente – a dark web é meio lenta, pois requer meios alternativos de acesso – e por permanecer online de forma mais confiável que seus concorrentes, como o Agora e os vários clones do Silk Road.
O site também era fácil de navegar, e usava um recurso para dificultar golpes em Bitcoin, através de algo chamado “custódia multiassinatura”. Ao pagar por um produto, o valor não era transferido direto ao vendedor: ele ficava em uma carteira que pertencia ao comprador, ao vendedor e a um mediador.
Se houvesse algum problema – o vendedor não enviou o produto, ou o comprador quis dar calote – o mediador decidia se o dinheiro seria liberado ou não.
O Evolution parecia tão elegante e profissional que usuários temiam ser o próprio FBI oferecendo os serviços para depois fazer apreensões. Mas não parece que o FBI esteve envolvido nesse desaparecimento: não há nenhum aviso de remoção, e nenhum anúncio oficial sobre a queda do site.