Ele pode não dar a sensação de grandeza esmagadora do CERN, mas o novo experimento de neutrino com 800km de largura do Fermilab é tão ambicioso quanto. Se a proveitando da mais poderosa experiência de neutrinos baseada em acelerador já construída nos EUA, os pesquisadores esperam desvendar segredos subatômicos e, através dele, descobrir por que o universo não entrou em colapso logo após o Big Bang.
O experimento é conhecido como NOvA ou NuMI Off-Axis νe Appearance, sendo NuMI a sigla para Neutrinos at the Main Injector – um nome estiloso para o feixe de partículas 440kW gigante do laboratório. Equipes passaram o últimos cinco anos construindo as instalações de 800km no Fermilab em Batavia, no estado de Illinois, nos EUA, e em Fall Ash, em Minnesota, também nos EUA. O NuMI vai lançar prótons diretamente através da crosta da Terra entre as duas localizações onde detectores enormes vão monitorar como os neutrinos se modificam durante o trânsito na velocidade da luz.
O Detector de Proximidade do Illinois pesa 270 toneladas, enquanto o Detector de Distância em Fall Ash pesa impressionantes 12.700 toneladas. Com 60 metros de largura, 15 metros de altura e 15 metros de comprimento, o Detector de Distância é considerado a maior estrutura de plástico já construída.