Eu estou resumindo para a galera do ecommerce Brasil tudo que rola no IRCE 2013. Confere o post sobre o resumo do 1o dia:
Começou ontem em Chicago o IRCE 2013 Internet Retailer Conference & Exhibition. O IRCE é o maior evento sobre comércio eletrônico do planeta. Esse ano o evento vai reunir mais de 10 mil profissionais de todo o planeta em mais de 110 palestras durante quatro dias de evento. O IRCE conta também com uma área de exposição que reune mais de 600 empresas de tecnologia.
O IRCE é simplesmente FANTÁSTICO, e esse ano está melhor do que nunca.
O destaque do primeiro dia do IRCE foi a série de palestras sobre a Amazon. O dia começou com uma análise financeira dos seus investimentos, passou pela discussão sobre participar ou não do seu marketplace, e terminou com os prós e contras sobre os serviços de fullfilment que a Amazon oferece.
O poder de fogo da Amazon cresce todos os dias, e os varejistas por aqui estão cada vez mais preocupados com isso. Ainda assim, milhares de varejistas estão entrando dentro do marketplace da Amazon e cooperando para aumentar ainda mais o poder de fogo da Amazon.
Confira alguns dos principais insights das palestras de hoje:
O futuro do comércio eletrônico chama-se Marketplace. Empresas como Amazon, eBay e Rakuten vão dominar o mundo do comércio eletrônico de uma maneira dramaticamente rápida e decisiva. Para quem não sabe, a Amazon vende de TUDO via o marketplace que ela criou em 2006.
Hoje, a Amazon vende mais de 50 bilhões de dólares no marketplace; são mais de 1 bilhão de pedidos por ano! 150 mil pedidos são colocados por hora no marketplace da Amazon.
A Amazon é basicamente uma empresa de software. Os seus investimentos em tecnologia cresceram 46,3% no último trimestre para $ 1,38 bilhão de dólares.
Nos últimos anos a Amazon diminuiu os seu investimentos em marketing em detrimento do crescente investimento em propaganda dentro da própria Amazon e frete grátis. Para esse ano a Amazon espera arrecadar $ 835 milhões de dólares com links patrocinados dentro da própria Amazon.
Esse crescimento é resultado das mudanças de comportamento dos consumidores americanos que estão cada vez mais fazendo suas buscas dentro da própria Amazon e não mais Google. Segundo a Forrester, 30% dos compradores americanos começam suas compras pesquisando primeiro na Amazon, e apenas 13% dos americanos começam suas compras pesquisando primeiro no Google.
30% do comércio eletrônico americano passa pela Amazon. Uma concentração bestial que vai minando cada vez mais o trabalho dos pequenos e médios varejistas. Hoje a Amazon possui mais de 200 milhões de consumidores ativos que compram dentro de 60 dias.
Uma das mais poderosas iniciativas que a Amazon lançou nos últimos anos para fidelizar clientes é a Amazon Prime, um serviço de assinatura de frete grátis que garante a entrega de milhares de produtos em até 2 dias úteis. 7% da população americana é assinante da Amazon Prime.
A Amazon é um gigante do comércio mundial e uma ameaça real para o futuro das pequenas e médias lojas virtuais.
A conclusão geral dos varejistas americanos é que a união com a Amazon via marketplace deve ser vista com extremo cuidado. No curto prazo a Amazon aumenta as vendas dos varejistas, mas no longo prazo ela acaba com a diferenciação desses varejistas uma vez que ela passa a conhecer os seus produtos, margens, preços etc.
E esse foi apenas o começo. Fique ligado que amanhã tem mais updates sobre o IRCE2013.
Para quem quiser acompanhar a coisa toda em tempo real, eu recomendo seguir a hashtag oficial do evento no twitter em #irce2013 ou o meu perfil no facebook onde eu estou postando fotos do evento em tempo real. Vai em http://wwww.facebook.com/ricardojordaomagalhaes
Via RSS de BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.
Leia em BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.