O uso das mídias sociais como plataforma de marketing já é uma realidade para a grande maioria das marcas, e os consumidores já se acostumaram a ter mais esse canal para estabelecer contato com as empresas. Pode-se afirmar, certamente, que a publicidade não é mais a mesma – as empresas se empenham cada vez mais em conquistar e atrair a atenção do público, que já se habituou a zapear a televisão quando os canais fazem intervalo comercial e a ignorar as páginas publicitárias de jornais e revistas. As marcas quebram a cabeça para criar conteúdos interativos, mesmo que as propagandas do produto fiquem em segundo plano.
E, como não poderia ser diferente, as redes sociais são as plataformas preferidas das marcas para engajarem seus conteúdos. Uma pesquisa mostrou que em 2010, foram gastos US$1,7 bilhão em marketing nas redes sociais – mais da metade desse montante foi investido apenas pelos Estados Unidos. Jogo rápido. Adivinhem onde foi parar mais da metade desses quase US$ 2 bilhões? No Facebook, claro. A criação de Mark Zuckerberg está para despontar como o maior site da internet, passando o Google.
Mesmo tendo recebido apenas 3% de toda quantia investida em marketing nas redes sociais em 2010, o Twitter também pode se destacar como uma boa fonte para identificar e localizar seus clientes. Você pode (e deve) utilizar a ferramenta de busca a seu favor. Basta procurar o que estão falando sobre assuntos do interesse de sua marca. Uma vez identificadas as pessoas que comentam conteúdos parecidos com o seu, coloque seus planos em ação e conquiste-as.
Apesar de ser a grande sensação do momento, nós aqui da Results já mostramos que fazer marketing de conteúdo não é tão fácil como se pensa e não pode ser feito no oba oba. Como toda ação da empresa, tem que haver estratégia e toda etapa tem que ser pensada e analisada para que você não meta os pés pelas mãos.
– Prepare-se. Conhecer bem o público torna mais fácil a criação de conteúdo de qualidade.
– Adapte-se. As tendências na web mudam constantemente, então, esteja disposto a mudar de estratégia quando for necessário.
– Escolha. Selecionar as informações que serão publicadas pode ser uma missão mais simples se você lembrar que todo conteúdo deve seguir três regras: ser fácil de compartilhar, acessível ao maior número de pessoas possível e estar sempre visível.
– Publique. Utilize uma linguagem que se adapte a diferentes plataformas, como site, e-mail e redes sociais.
– Espalhe. Depois de publicado, compartilhe o conteúdo nos fóruns e redes sociais. Elabore as informações pensando que elas vão atingir públicos diferentes e se encaixar em várias discussões.