X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O novo mundo dos negócios na era digital


Os próximos anos vão exigir do empresariado brasileiro e dos profissionais de uma maneira geral muito mais do que talento para vendas e negócios. A Copa de 2014 vai gerar um incrível movimento e iniciativas de fomento ao comércio eletrônico de todas as partes. Vamos viver nos próximos anos uma avalanche de modismos e tendências a levar para a web grande parte das transações comerciais, utilizando-se cada dia mais de novos meios de pagamentos e novas formas de compras que vão atuar, principalmente, sobre as plataformas do celular, dos tablets e da TV a cabo.

Todos serão afetados, sem nenhuma restrição. A rapidez como reagimos e nos adaptamos aos novos tempos é que será definitiva para o sucesso ou a queda das vendas. O Brasil precisa dar um salto tecnológico rápido em termos de infraestrutura tecnológica, pois devido à sua extensão intercontinental e de suas deficiências em infraestrutura aeroportuária, portuária rodoviária e de segurança pública e saúde, pois tudo isso pode colocar em xeque todos os esforços de organizar uma Copa do Mundo, com graves problemas para a sociedade e sua normalidade.

O novo mundo dos negócios na era digital

O Brasil precisa ser digital

Somente com banda larga e conectividade com cobertura nacional, vamos conseguir minimizar os problemas existentes e que se potencializarão em tempos de Copa do Mundo, com a chegada de mais de 1,5 milhão de visitantes ao Brasil e nas cidades-sede da Copa. Os visitantes, turistas brasileiros e estrangeiros da Copa de 2014, têm um perfil de usuário de smartphone e tablet, navegador da web e comprador online. Portanto, vão buscar nestes meios e mídias as informações de hotéis, locais de compras, restaurantes, passeios turísticos, dicas e orientações sobre as cidades.

Os gestores da Copa de 2014 têm também um papel importante em fomentar e propor aos administradores públicos dos estados e municípios, através dos Secretários de Copa, governadores e prefeitos, a implementar e disponibilizar a internet pública nas cidades-sede da Copa de 2014, principalmente e no mínimo.

Preocupar -se com infraestrutura tecnológica não é mais uma questão de desenvolvimento, trata-se agora de manutenção dos padrões mínimos da economia, pois imaginem milhares de pessoas, estrangeiros acessando a web de um mesmo local ou cidade, comerciantes e lojistas com sistemas de cartão de crédito caindo durante seus atendimentos, celulares que não funcionam ou com sinal e transmissão ruim de voz e dados. Imaginem voos sendo cancelados e atrasados nos aeroportos e a falta de conectividade impedindo as pessoas de se reprogramarem e fazerem contatos Calcule a dificuldade de encontrar pousadas e pequenos hotéis, passeios e serviços turísticos, que já não sejam aquelas conhecidas.

Estudos apontam para um número muito maior de opções em pousadas e hotéis, que se incluídos digitalmente na web, poderão aliviar a pressão da falta de ofertas, melhorando o preço (concorrência) e criando mais oportunidades de negócios e desenvolvimento econômico. Sabemos do potencial do artesanato brasileiro e o Sebrae tem feito um excepcional trabalho de suporte e ajuda na profissionalização deste segmento, mas muito mais ainda pode ser feito muito com a inclusão digital do artesanato no e-commerce.

Recentemente estive na Fenearte, maior evento de artesanato do país, onde fiquei encantado com a quantidade e qualidade do artesanato brasileiro, mas ao mesmo tempo pude observar a falta de uma ação de cooperativismo digital, que permitiria vender aquelas “jóias” culturais e de decoração, muito valorizadas em todo o mundo, com pelo menos o dobro do valor vendido no Brasil.

Disponibilizar serviços e produtos na web, criar formas alternativas de vender e se relacionar não é mais uma novidade ou inovação, trata-se de uma forma de manter-se vivo no mundo dos negócios. Para se diferenciar da concorrência será preciso, aí sim, inovar pra valer, criar formas de se comunicar e se relacionar com os consumidores, captando as oportunidades do ambiente onde este consumidor está e oferecendo comodidades e rapidez de resposta.

Como mencionou o escritor português Fernando Pessoa, “Navegar é preciso…”, hoje mais do que nunca na Web.

Por Marcelo Castro, diretor-geral do Projeto ECOM 2012, empresário, sócio-diretor da Digital Consulting Brasil e da Discovery Corporate Consulting Brasil.

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot