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O novo SEO: o marketing de busca integrado


O trabalho de SEO vem mudando drasticamente a todo momento e é preciso estar atento para que toda estratégia digital da sua empresa não seja prejudicada

Todos os anos, alguma pessoa proclama que o SEO está morto simplesmente porque o Google fez algumas mudanças em seu algoritmo. Mas, não se preocupe, este post não vai declarar a morte do SEO, ou falar sobre a morte de qualquer serviço.

No entanto os dias do SEO como uma disciplina distinta e independente certamente já estão contados. O SEO teve uma rápida evolução em uma profissão mais criativa, diversificada e desafiadora.

Ao longo dos últimos anos, as alterações de algoritmos de busca e o comportamento do usuário na internet fizeram o velho SEO algo redundante.

Estamos chegando no estágio em que qualquer coisa chamada de SEO que ainda está usando as técnicas de 5 anos atrás vai realmente estar fazendo mais mal do que bem. Chegamos em uma época em que os motores de busca e os usuários querem qualidade, compromisso e prova social.

A paisagem do SEO mudou, e essa mudança pode ser definida por um único conceito: integração.

Cada vez mais o SEO passa a ser um trabalho integrado de search marketing.

Cada vez mais o SEO passa a ser um trabalho integrado de marketing de busca.

Integração com o marketing de busca

Este é um termo que vai começar a se ouvir mais no mundo das buscas.

Como os motores de buscas ampliam seu olhar e aperfeiçoam as técnicas que eles usam para medir a qualidade do conteúdo, o sentimento da marca e relevância, a otimização de um site para a pesquisa, cada vez mais se sobrepõem com as disciplinas de marketing.

Ao longo dos próximos 2 anos a integração com o marketing de busca o sucesso será ligado à capacidade de integrar as táticas de SEO através do departamento de marketing.

Vamos dar uma olhada em como disseminar a integração com o marketing de busca terá impacto sobre as diversas áreas do marketing digital.

Novas formas de procurar

A pesquisa social está apenas nascendo. O Google já não exibe mais resultados de outras redes sociais – desde o ano passado – e, desde então o Google+ nasceu como solução para essa lacuna.

Há apenas algumas semanas atrás o Facebook também lançou o seu próprio motor de busca social. As coisas estão evoluindo em um ritmo emocionante.

Não tenho dúvida nenhuma de que a busca social vai continuar fazendo progresso. Como resultado, os sinais sociais continuarão a exercer influência sobre os resultados de buscas, e as técnicas de SEO terão que ser aplicadas às mídias sociais.

Também é possível que as mídias sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn e Quora irão morder partes do mercado do Google, ou serem compradas pelo próprio Google.

Imagine um motor de busca que incorpora os dados de uma plataforma como a LinkedIn, com a precisão e o alcance do Google.

Marca

Um elemento chave na atualização Pinguim do Google foi o alcance da marca como resultado dos resultados das buscas. Isto significa que quanto maior a popularidade da marca, maior a probabilidade dela alcançar uma posição na primeira página.

Portanto, o SEO deve manter as iniciativas de branding cuidadosamente alinhada com a estratégia digital da empresa.

Além disso, o link building, que historicamente tem sido focado em palavras-chave individuais de produtos, devem agora incluir um percentual saudável de frases de texto âncora para suportar o tráfego de ligações recebidas pela sua marca.

Relações públicas

O novo SEO, ou a integração do marketing de buscas vai apoiar fortemente em canais tradicionais de RP.

Ao longo dos últimos anos, a maioria das publicações têm se ocupado em tentar encontrar maneiras de ganhar de volta a sua participação – antes no mundo off-line – no mercado digital.

Devido à reputação e autoridade que trouxeram com eles a partir do mundo de mídia impressa, muitas dessas publicações online rapidamente ganharam grande autoridade.

E, devido a essa autoridade, a relação entre as marcas com as publicações terá um efeito visível na busca de visibilidade.

Comunicados de imprensa, entrevistas e relações com as mídias são uma grande parte do trabalho da integração do marketing de buscas.

Quando as empresas acordarem para a natureza integrada do novo SEO e reconhecerem o seu poder de construção de vínculos e oportunidades para RP seu valor só irá aumentar.

Search Engine Marketing (SEM)

A relação entre o ranking de busca orgânica e os anúncios pagos é uma tese que vem sendo discutida há anos.

Embora não há nenhuma evidência concreta que nos mostrem como os anúncios pagos impactam os resultados orgânicos de um website, presenciamos o aumento do tráfego via busca orgânica quando os anúncios pagos estão sendo executados.

Uma possível explicação para essa teoria é a relação entre as exibições dos anúncios e os resultados das buscas da marca. Um relatório de 2010 da ComScore sugere que os anúncios gráficos e de vídeo podem aumentar a consulta relacionadas à marca em até 3 vezes.

Embora isso possa parecer como evidências o suficiente para as campanhas orgânicas e pagas sejam integradas há muito mais.

Um recente estudo do Google sugeriu que há uma forte relação entre as taxas de cliques dos anúncios (CTR) e da presença de um website na primeira página dos buscadores.

Isso significa que, se você tem um bom desempenho nas buscas orgânicas sobre um determinado termo, o seu anúncio para o mesmo termo vai ter uma taxa de cliques muito maior.

Por fim, a inteligência adquirida com campanhas de SEM devem ser aplicadas diretamente nas buscas orgânicas. Isso inclui as palavras-chaves que geram vendas, landing pages que criam mais conversões e identificar as tendências mais importantes.

Vídeo marketing

O vídeo está rapidamente se tornando um dos fatores mais influentes do marketing digital. Sua influência já atinge profundamente o mundo do SEO.

Um dos movimentos de buscas mais influentes nos últimos anos tem sido a integração de diferentes tipos de conteúdo diretamente nos resultados das buscas.

Se o Google vê como relevante você vai ver imagens e vídeos superando as listagens orgânicas de páginas e tendo destaque nos resultados.

Isso pode ser particularmente útil se você está trabalhando na pesquisa de cauda longa.

Se a consulta está intimamente relacionada com um conceito visual que pode ser explicado em um vídeo, você quase certamente irá ganhar a melhor posição de pesquisa produzindo um vídeo.

Um estudo da Forrester de janeiro de 2010 mostrou que uma página com um vídeo tem 53 vezes mais chances de ganhar uma página nas posições dos buscadores.

Além disso, 1 em cada 3 decisores B2B estão se voltando para os vídeos online como fonte de informação. Os espectadores de vídeos também estão 64% mais propensos a comprarem depois de verem um vídeo de um produto.

Estes números mostram que a visibilidade da pesquisa e do desempenho estão diretamente melhorados pela integração e, como resultado os vídeos deveriam ser integrados em todas as campanhas digitais.

O vídeo sempre será uma excelente ferramenta para produzir conteúdo relevante para a sua audiência e para os buscadores.

O vídeo sempre será uma excelente ferramenta para produzir conteúdo relevante para a sua audiência e para os buscadores.

Liderança de pensamento

Toda indústria precisa de líderes para fornecer comentários, orientações e inspiração. Você é essa pessoa? Se não é, quem em sua equipe pode preencher esse papel?

Se você está oferecendo um serviço ou produto que oferece valor real para aqueles que querem compra-lo, você deve ter pessoas dentro da sua empresa que tenham a capacidade de produção de conteúdo informativo e persuasivo.

Este conteúdo é a espinha dorsal de qualquer campanha de marketing de busca de sucesso.

Sua capacidade de criar conteúdo convincente regerá o sucesso ou o fracasso de seu SEO, mídias sociais e campanhas de automação de marketing. Sem ele, nada anda.

Você deve produzir conteúdo que residam tanto em seu próprio website, quanto em outros lugares da web. Tudo que você produz deve ser do mais alto padrão possível e ser buscável, compartilhável e otimizado.

Não se atenha apenas ao blog. Crie vídeos, e-books, apresentações online, guias, ilustrativos, infográficos.

Então, organize todo esse material através dos seus canais sociais e use-os como parte de suas campanhas de automação de marketing para avançar com os leads no funil de vendas.

A web social

As mídias sociais mudaram o jogo completamente. Sua estratégia social deve impactar todos os seus canais de marketing e campanhas.

Com motores de busca usando cada vez mais sinais sociais em seus algoritmos e medir o sentimento sobre a marca é algo mais preciso a cada dia que passa, o mundo do SEO não pode ignorar a importância de uma presença social bem gerida.

Os meios de comunicação social devem ser o eixo central de todo o seu marketing, vendas e atividades de pós-vendas. É uma área que tem impacto em tudo que gira em torno da geração e leads para o funil de vendas e retenção de clientes.

A mídia social impacta diretamente na busca de visibilidade e proporciona um canal principal para a distribuição de seu conteúdo de valor inestimável.

O rastreamento de conversões do Facebook pode ser configurado em menos de 1 hora. O Google Analytics pode exibir conversões sociais.

Se você quiser pensar sobre como a integração do marketing de busca deve trabalhar para a sua empresa, comece pelas mídias sociais.

Esse é o futuro presente do trabalho de SEO

Ao longo dos últimos anos, uma série de fatores diferentes mudaram a forma como a internet funciona. Antigas técnicas de marketing são irrelevantes.

Não há nenhum argumento razoável contra o fato de que todos os seus esforços de marketing devem ser integrados em uma única, ágil e envolvente estratégia. A pergunta difícil é como implementar isso. Infelizmente não há uma pergunta fácil.

Não há 2 organizações iguais. Você pode usar agências externas, têm numerosos departamentos internos e cada vez mais os orçamentos enfrentam   obstáculos desafiadores. Cada empresa enfrenta uma situação.

Uma coisa é certa: quando se trata sobre adotar o modelo integrado de marketing de busca, o melhor momento é o agora.

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Este artigo foi adaptado do original, “The New SEO: Search Marketing Integration”, do Search Engine Watch.

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