Uma marca é construída no momento em que a empresa consegue transformar as estratégias de gestão em uma mensagem que seja compatível com as expectativas dos consumidores.
A travessia do analógico para o digital é um grande desafio para as empresas que já não nasceram dentro do contexto digital. Hoje muitas empresas estão criando uma presença digital que, muitas vezes torna a sua presença offline totalmente irrelevante para os resultados.
Isso acontece, muitas vezes, porque a internet mudou definitivamente o modo com que o consumidor se comporta com as relações de consumo.
No Brasil, até alguns anos atrrás a pesquisa de preço significava sair com um caderninho e perguntando o preço de um determinado produto em todas as empresas que ofereciam o produto desejado.
Hoje, essa realidade já não acontece com tanta frequência como acontecia antes. Isso acontece porque com um clique, através dos buscadores de preços é possível saber quem está vendendo mais barato e quais são as condições de compra que as lojas aceitam.
E, não satisfeito com isso, é possível também comprar online. Incrível isso, não?!
Não para algumas empresas. Muitas empresas ainda não conseguiram ultrapassar a barreira de levar a sua marca para a internet e utilizar a web como um canal de relacionamento, atendimento, vendas e criação da marca.
Acontece que, diariamente nascem milhares de nativos online. Essas pessoas chegam em um mundo praticamente online e, no Brasil, com uma cobertura nacional de acesso. E isso vai influenciar, definitivamente nos hábitos de compras, relacionamentos e, principalmente no comportamento dessa geração.
Por isso, a internet é a segunda mídia no país e, não vai passar a TV, mas um empate é muito provável.
E é justamente essa barreira que se torna intransponível para muitas empresas: entender que a maneira de comunicar na internet é totalmente diferente do que nas outras mídias offline.
E aí entra o inbound marketing.
As pessoas não querem sentir seu espaço invadido na internet. Elas querem apenas receber informações, anúncios e conteúdo de empresas com que ela se identifica pelo menos um pouco.
Assim, comprar mailing, cadastrar pessoas na sua news que não tão nem um pouco interessadas naquilo que você faz não vai surtir efeito. É preciso cativar as pessoas e mostrar que a sua empresa e aquilo que você faz tem valores.
E, naturalmente, as pessoas que compartilham dos mesmos propósitos que você, vão se relacionar e construir uma comunidade com a sua empresa.
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Antoine Saint Exupéry.
E, o inbound marketing é a ferramenta que vai fazer com que você se destaque nesse canal. Porque além de cativar as pessoas e fazerem que ela se interesse por aquilo que você faz é preciso manter esse relacionamento, fazendo com que as pessoas que se identificam com aquilo que você faz se transformem em leads para fazer negócios com a sua empresa.
E para isso é preciso lançar mão de estratégias de conteúdo e relacionamento online. Porque a partir do momento em que você tem uma comunidade, precisa participar dela.
O papel de toda empresa online é educar – cativar – todos que estão ao redor dela para que além dos consumidores e usuários saibam porque a sua empresa é diferente, saibam também que a sua empresa entende do que faz.
É importante, por isso, desenvolver estratégias para transformar esse público e essa comunidade em fãs, evangelizadores e, se não for possível transformá-los em cliente, fazer com que eles espalhem as mensagens.
Mas, para que isso aconteça não basta apenas produzir conteúdo. Produzir conteúdo é apenas um dos passos para fazer a coisa acontecer. Depois que produzir conteúdo é preciso assegurar que as pessoas assinem o feed RSS, se cadastrem na newsletter, frequentem os eventos online e disseminem a filosofia da sua empresa na web.
E para isso é necessário lançar mão de artigos, newsletter, vídeos, e-book, webinar, e muito, mas muito conteúdo multimídia.
É assim, através dos canais de conteúdo que o inbound marketing vai transformar a comunidade que se relaciona com a sua marca em uma comunidade de geração de negócios que, vai passar a sua ideia pra frente e trazer leads, prospects e vendas para a sua empresa.
Essa é a travessia que as empresas precisam fazer. Mas, para isso é preciso entender que, a internet não é um canal, mas um mundo, uma realidade paralela e, portanto, a frequência, os canais e a maneira de comunicar precisa ser diferente.
Na internet as empresas tem duas opções: inbound ou a morte. Não é uma questão de escolha…
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