Durante muito tempo o desenvolvimento de séries brasileiras ficou nas mãos apenas da Grande Emissora de TV Platinada. Com o crescimento da TV a cabo por assinatura isto foi mudando lentamente mas a coisa parece ter engrenado com, quem diria, o apoio do governo. O programa FICTV dá uma força para a produção de pilotos de séries de todos os tipos. O funcionamento do FICTV é em cima de concursos mas mesmo quem não ganha pode pegar seu pilotinho debaixo do braço e correr atrás de patrocínio e veiculação para fazer o resto da série, que entra em leis de incentivo. Já vi muita coisa legal (e outras de gosto duvidoso) apresentada ao projeto.
Nesse fim-de-semana recebemos aqui no B9 a indicação de, olha só, uma série de ficção científica, mais especificamente de um futuro distópico, simplesmente chamada “3%”. A produção é da Maria Bonita Filmes e os primeiros 27 minutos da história são eletrizantes e, pra marcar pontos no bingo dos chavões, não deixa nada a dever a séries gringas.
O nome ser refere ao bizarro processo de seleção que todo jovem passa ao completar 20 anos: se aprovado ele poderá viver no lado lindo e maravilhoso da sociedade onde todo mundo é feliz, bem-sucedido, abastado e portador de uma bizarra cicatriz no braço direito. O problema é que só 3% são aprovados a cada ano, passando por testes que deixam prova do líder do BBB no chinelo. Os outros 97% voltam a viver no lado ruim do muro e nunca mais podem tentar de novo.
O primeiro episódio foi dividido em 3 blocos no YouTube, que você confere abaixo.