Cada vez mais, gadgets conseguem se conectar entre si dispensando fios. Você pode conectar o laptop ou tablet à TV via Miracast; pode enviar arquivos via Bluetooth, Wi-Fi Direct ou AirDrop; e pode carregar a bateria de smartphones com dispositivos Qi.
Mesmo assim, ainda vivemos cheios de fios. Qual é o próximo passo? Para a Intel, é criar telas wireless e carregamento de laptop por indução. Ela promete trazer um futuro assim até 2016.
Na feira Computex em Taipei, o vice-presidente sênior da Intel Kirk Skaugen explicou que processadores pós-Broadwell – codinome Skylake – vão acabar com os cabos, segundo a CNET.
A empresa trabalha em um novo protocolo, chamado WiGig, que trabalha a uma velocidade de até 7 Gbps para conectar dispositivos móveis e telas. Funciona assim: quando você coloca um laptop ou tablet compatível próximo a um monitor, isso cria uma conexão instantânea, e ele exibe a imagem do seu dispositivo móvel sem exigir fios. Quando você sair da área de alcance, o monitor deixa de exibir a imagem.