X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O potencial das “Eugências”


E um certo dia você decide que quer seguir carreira solo. E vai. Solo ou semi-solo, já que quase sempre essa decisão envolve um sócio ou parceiro. Aconteceu comigo e estou vendo acontecer com diversas pessoas do meu meio (mídias sociais) e de outros também (publicidade e, principalmente, assessoria de imprensa). Gente que tomou essa decisão não por falta de oportunidade de emprego, mas porque observou a chance − comprovada − de ter mais qualidade de vida ao mesmo tempo em que gera negócios com ótimo custo x benefício para clientes que não têm budgets milagrosos para contratar grandes agências.

Estes contratantes, pessoas físicas e jurídicas, têm hoje uma opção: as “eugências”. A primeira vez que ouvi este termo foi de um parceiro, a Agência Ploc. O próprio dono, claro, me ligou e falou: ” você tem uma ‘eugência’, como eu, certo?”. Não deve ser um termo novo, mas foi a primeira vez que ouvi e adorei. Nada define melhor essa nossa empreitada.

Não saímos de um emprego para sermos freelas, saímos para montar uma estrutura própria que permite o home office − uma tendência que não pode mais ser ignorada, principalmente em grandes cidades como São Paulo −, permite criar uma rede de parcerias que oferece soluções para vários tamanhos de empresas e várias necessidades com uma grande vantagem: por não pagarmos aluguel de uma sala na Faria Lima, estacionamento na Paulista, computadores e redes de última geração para uma grande equipe, conseguimos oferecer aos clientes um ótimo trabalho, com custo reduzido.

Somos profissionais jovens e com a natureza empreendedora, mas com experiência suficiente para atender de forma eficiente os clientes. À primeira vista, principalmente para grandes empresas, geramos insegurança: “ué, todos os seus funcionários trabalham em casa?”. Sim, trabalham.  “E funciona?”.  Sim, muito melhor do que em um ambiente em que parte do tempo as pessoas pautam a rádio peão, na outra parte tomam café e, entre um trabalho e outro, fingem que fazem algo enquanto aguardam a hora de bater o cartão. Todos nós, donos de “eugências” já passamos por isso e, provavelmente, foi o que nos impulsionou a mudar.

Nenhuma “eugência” é de um “eu” sozinho, a diferença é que os parceiros e funcionários não precisam, necessariamente, compartilhar a bancada para que o trabalho funcione. Numa era em que Facebook, WhatsApp, Skype, Dropbox, acesso remoto (…) já foram criados, por que vamos perder tempo no trânsito para realizar reuniões que − muitas vezes −  poderiam ser evitadas?

Com o tempo e um bom serviço, os contratantes convencem-se dos benefícios desse novo formato. É possível investir menos, ter um bom retorno sobre o investimento e, ainda por cima, serem atendidos pelo dono da agência, aquele que tem mais experiência na equipe, todos os dias. Ou seja, certeza de estratégia, planejamento e consultoria, não só execução.

Não é uma estrada certeira nem tampouco uma highway, não é fácil conquistar e manter clientes, não ter salário fixo… mas o que temos em comum é o bom relacionamento com clientes antigos, uma boa rede de amigos e colegas dispostos a nos indicar e um bom serviço, que garante que o boca a boca sobre a agência seja tão intenso quanto o que criamos para os contratantes. Os benefícios para nós? Fazer aquilo que sabemos e amamos, muitas vezes de pijamas, e sem precisar da parte ruim − que nem precisamos dizer qual é, pois todo mundo que trabalha em agência conhece bem e, em algum momento da vida, pensou: “como faço pra fugir?”

Por Ana Flavia Lacchia, sócia da Chez Social, “eugência”  formada por ela e pela sócia Lucia Zaidan que, neste momento, faz um ano sabático em viagem pelo mundo. Passou por agências de comunicação como Ketchum, Publicom, X-Press e atendeu ou coordenou o atendimento de mais de 40 clientes de grande e médio porte em assessoria de comunicação e mídias sociais. Hoje, com 9 meses, a Chez Social presta serviço de conteúdo e relacionamento nas mídias sociais a cerca de 15 clientes de diversos segmentos.

O post O potencial das “Eugências” apareceu primeiro em Blog Mídia8! » Comunicação digital e redes sociais.

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot