A Lei de Cotas está realmente dividindo a opinião da galera. Aprovado na última terça, o projeto vai reservar 50% das vagas nas universidades federais pra alunos que fizeram todo o ensino médio em escola pública, negros, pardos, índios e estudantes com renda familiar igual ou menor a um salário mínimo e meio.
Alguns rejeitam totalmente esta nova medida com uma porção de argumentos como o do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP): “Esse projeto atropela, impõe uma camisa da força a todas as universidades brasileiras, atropelando a autonomia das universidades”. Outros são superfavoráveis a nova regra, que valerá pelos próximos 10 anos, como a a senadora Ana Rita (PT-ES): “Fizemos justiça social com a maioria da população brasileira”.
Agora, e na internet? Como as pessoas mostraram, argumentaram, xingaram muito no twitter ou comemoraram? Veja só!
// BUSCA NO GOOGLE
Se você procurar por “cotas” no Google Insights perceberá que o boom da busca ocorreu no final de abril. Isso ocorreu porque foi justamente neste mês que o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou o sistema de cotas raciais nas universidades, decidindo que as políticas nas universidades estavam de acordo com a Constituição e eram necessárias para corrigir o histórico de discriminação racial no Brasil.
// NO TWITTER
No Twitter, um dos lugares favorito dos haters, mais de 3000 tuitadas foram feitas com a palavra “cotas”, de acordo com o Topsy. A galera colocou mesmo a boca no trombone! Veja alguns exemplos:
As cotas estão c/ uns 200 anos d atraso, mas antes tarde do q nunca. Aos contras, tentem estudar a história fora da perspectiva branca.
— emicida (@emicida) agosto 8, 2012
Sou a favor de cotas sociais, nao raciais. E em colégios, pq na faculdade nao adianta nada.
— Fernando (@gravz) agosto 8, 2012
20% de cotas em escolas particulares, que seriam deduzidos em imposto. O aluno já seria bem mais preparado desde o ensino básico.
— Marcel (@bqeg) agosto 8, 2012
Essas cotas são um desrespeito com quem estuda pra caralho. Branco pra entrar na faculdade tem que ser inteligente. Preto basta ser preto.
— Mandi (@steinmandi) agosto 9, 2012
cotas é a parada mais errada do mundo, o próprio governo discrimina os negros subestimando a inteligência deles.. TODO MUNDO É IGUAL PORRA
— Bruna Canani (@brunacanani) agosto 8, 2012
Que bom que as cotas foram aprovadas. Agora só falta as Federais terem aula, né?
— Dudu Rousseff (@poxaduduh) agosto 8, 2012
Nunca fui a favor de cotas. Ao invés de acabar com o preconcenito, racismo e afins, isso só faz piorar.
— Sílvia C. Bindá (@silviabinda) agosto 8, 2012
Vivo num país que prega a igualdade social e racial cujo governo é o primeiro em criar cotas. Dêem um ensino digno e acabem com essa merda!
— Ana Rodriguez(@_aniiinha) agosto 9, 2012
1: A forma mais legal que o esquerdista encontrou de humilhar o negro é oferecer cotas, e dizer na cara de pau que são iguais.
— Karine Melchior (@KarineMelS2) agosto 2, 2012
O brasil tinha era que investir em educação do que cegar a gente achando que cotas resolvem
— Luisa Feitosa (@LuisaFeitosa) agosto 8, 2012
Aprovação das cotas é um dos passos mais decisivos no processo de inclusão social ow.ly/cPLZj
— Blog do Zé Dirceu (@BlogdoZeDirceu) agosto 8, 2012
Eu acho muito bom o sistema de cotas porque se uma pessoa teve condições de pagar um colégio de uma otima qualidade pague a faculdade também
— Lauri martinelli დ (@laurimartinelli) agosto 9, 2012
Ainda temos uma dívida social nesse país tão desigual! ‘Senado aprova projeto que reserva 50% das vagas para cotas’: www1.folha.uol.com.br/educacao/11336…
— Daniel Braga (@danielbragga) agosto 8, 2012
Concordo com as cotas, desde que seja para todos os concursos públicos:Juiz, Delegado, CEF, CEEE. Até para presidente da república.
— Paulo Mottola (@paulomottola) agosto 2, 2012
entrei na internet pelo sistema de cotas (cotas pra gente linda)
— Mascor (@maorcs) agosto 2, 2012
E você, manolo? O que pensa sobre as cotas nas universidades?