Não faltam plataformas para você publicar suas ideias, fotos, vídeos, o que quer que seja online, mas a partir de hoje passamos a contar com uma de alto nível. O Medium foi anunciado com um imponente manifesto sobre publicações e mídia. Mas, ahn… o que o torna diferente e por que qualquer um deveria usá-lo?
O Medium é uma nova plataforma de publicação dos criadores do Blogger e do Twitter…
Os fundadores do Twitter, Evan Williams e Biz Stone, estão de volta com outro serviço que você pode usar para espalhar qualquer coisa sua na Internet. Desta vez o foco está em um design clean e simples que enfatiza a qualidade do trabalho que foi feito e torna fácil a qualquer um usá-la muito ou pouco, como quiser.
…que junta “mídia de qualidade”…
O tratado introdutório de Ev Stone apresenta o Medium como um lar para mídia. Enquanto imagens, vídeos e similares são secundários em blogs e no Twitter, o Medium promete se capaz de tratar tudo isso com igualdade. A chave, porém, é que a ênfase está na qualidade do conteúdo, em vez de na pessoa que o criou.
…em “coleções” de conteúdo por uma pessoa ou mais…
Quando você publica alguma coisa no Medium, você arquiva isso em uma “coleção”, um grupo de vídeos, palavras, figuras etc. conectado tematicamente.
Por exemplo, Williams criou uma coleção de fotos nostálgicas. Outra, coletga belas fotografias de viagens. Em todas elas, o conteúdo fica grandão na tela e o nome do autor, minúsculo. Você vê o tema se desenvolvendo aqui?
…e o conteúdo pode ser promovido dentro de uma coleção com um clique…
No rodapé de cada post no Medium existe o equivalente a um botão Curtir/Joinha/Digg/+1 que permite aos usuários indicarem aprovação ao que acabaram de ver. Isso catapulta um post dentro de uma coleção particular, mas não está claro se haverá algum tipo de ranking global ou como, afinal, você encontrará conteúdo e coleções que sejam de seu interesse.
…o que soa terrivelmente familiar…
Não há nada realmente novo no Medium, mas Williams admite que eles ainda não chegaram a uma conclusão definitiva sobre como ele funcionará. No momento, parece uma mistura de Pinterest, Tumblr e Reddit. Dê uma olhada nas coleções que servem de vitrine para o serviço e pergunte a si mesmo se elas são substancialmente diferentes do que você já viu por aí.
Elas se parecem com Subeddits com um visual do Pinterest ou Tumblrs organizados por grupos de usuários em vez de individualmente.
…mas que pode acabar sendo algo diferente…
Ainda assim, o Medium insiste que é diferente — que a experiência é tão boa tanto para quem quer publicar quanto para os que não querem e que o ato de ajudar a subir conteúdo bom é divertido independentemente de a sua coleção ser popular ou não. No mínimo, a coisa não é feia e monstruosa. É bonita, o que é um bom sinal porque se o Medium fizer sucesso, poderá ser pela sua força na usabilidade.
…quando pudermos usá-lo de fato.
Ah, e embora qualquer um com uma conta no Twitter possa se cadastrar para ver e promover conteúdo no Medium, a publicação ainda não está aberta ao público. Novos usuários estão sendo convidados lentamente, mas está bem claro que o produto ainda tem um longo caminho a percorrer até estar finalizado.