X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O que esta moedinha está fazendo em Marte com o Curiosity?


Esta deve ser a moedinha mais valiosa do universo. Não pelo processo de fabricação, nem por ser rara. É porque ela embarcou na viagem a Marte que custou US$2,5 bilhões. Mas o que ela foi fazer lá?

A moedinha de 1¢ faz parte do alvo para calibragem da câmera MAHLI no robô explorador Curiosity.

O alvo fica preso a uma articulação no “ombro” do braço que segura a câmera. Ele contém seis áreas de cores: três brancas, mais três de cor vermelha, verde e azul. Abaixo disto, há um “gráfico métrico de barras padronizado”, e um padrão de escada para calibrar a profundidade. Você vê tudo isto na imagem acima.

Entre o gráfico e a escadinha, fica a moeda. Em geral, geólogos na Terra usam uma moeda de 1¢ para saber a escala em suas fotografias. Mas para que incluí-las quando já se tem uma escala métrica precisa?

De acordo com Ken Edgett, um dos responsáveis pela câmera MAHLI no Malin Space Science Systems, esta é “uma pequena homenagem à prática informal de geólogos colocarem uma moeda ou outro objeto de escala conhecida em suas fotografias”.

Na verdade, foi o próprio Edgett que comprou esta moedinha especial para colocar no rover. É uma moeda “VDB” de 1909, “do primeiro ano que se cunhou moedas de Lincoln, pelo centenário do nascimento de Abraham Lincoln, com as iniciais VDB do criador da moeda – Victor David Brenner – na parte de trás”.

É esse o tipo de engajamento que engenheiros da NASA têm com seus projetos.

faa mahli

A moedinha serve para calibrar a câmera MAHLI, que você vê acima. Esta foto foi capturada depois que cientistas do Jet Propulsion Laboratory ordenaram ao robô que levantasse seu braço robótico até a altura da cabeça. Então a MastCam, outra câmera do robô, tirou a foto e enviou à Terra. Ela ficou bem nítida e bonita – essa é a qualidade pela qual todos estávamos esperando.

De acordo com a NASA, dá para ver “uma fina camada de poeira marciana” na lente, “acumulada durante a descida final do Curiosity à superfície de Marte, quando os motores… estavam perturbando a superfície ao redor”.

O círculo avermelhado próximo ao centro da imagem… é a janela da cobertura contra poeira da MAHLI, com diâmetro um pouco menor que o de uma latinha de refrigerante. Dentro da lente, cada um dos nove elementos da lente (de vidro) e a janela frontal (de safira) ficam presos por um silicone vermelho… Esta é uma “cola” adequada ao espaço que mantém os elementos da lente no lugar. Quando a MAHLI é vista de certos ângulos, o material dá a impressão de que o interior da lente é vermelho.

À direita, você vê a ferramenta para remoção de poeira do Curiosity: uma escova motorizada de fios de aço, de acordo com a NASA. A remoção de poeira, no entanto, não serve para limpar as lentes de nenhuma câmera do rover. Seus criadores, a Honeybee Electronics, dizem que ela foi feita para “expor as superfícies naturais de rochas marcianas obscurecidas por camadas de poeira depositadas por processos eólicos”. Ou seja, basicamente é para limpar rochas de Marte. [NASA e JPL]

faa di
cba bunmKKxIRG

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot