Trevor Eckhart é figura comum nos fóruns do XDA Developers. Ele gosta de fuçar bastante no Android, e suas últimas farejadas o levaram a um ponto bem sombrio do sistema: ele encontrou um aplicativo escondido, chamado Carrier IQ, que rastreia e cria logs de tudo que é feito no aparelho. Ele foi ameaçado com uma intimação extra-judicial, mas era tarde demais para esconder a história. Quem é e o que é a Carrier IQ, empresa desconhecida por todos e que, de repente, virou um monstro sem controle?
Eckhart publicou seus primeiros achados no XDA. Ele tinha memorandos internos da empresa Carrier IQ, mostrando como eles coletavam dados de milhões de Androids para entregar aos seus clientes — as operadoras. Isso já foi o suficiente para a ameaça de processo. A empresa recuou, e Eckhart deu mais provas do problema: ele publicou o vídeo acima, com uma extensa explicação de como o Carrier IQ age. Acompanhar o processo de anotação de dados, de movimentos no Android, de ligações e de mensagens de texto é assustador. Tudo se transforma em um grande relatório.
Rapidamente, conexões da Carrier IQ com outros aparelhos além de Androids — BlackBerries, Nokias e iPhones — começaram a pipocar. A Nokia afirmou que nenhum de seus aparelhos conta com o software. Mas talvez seja difícil afirmar isso: como Seth Weintraub explica, a Carrier IQ é uma empresa que trabalha diretamente com as operadoras. Esse software não está no Android — está na customização que as operadoras fazem em cada aparelho, as já odiáveis skins. Isso explica porque os aparelhos da família Nexus — Galaxy, S e One — não contam com o aplicativo anotador.
E, pelo que sabemos até então, tal empresa só trabalha com operadoras americanas. Ou seja, por mais que o Android tenha sido a porta de explosão da história, aparentemente pouco importa qual plataforma o usuário americano usa — tudo depende de sua operadora. Curiosamente, a solução para eliminar o Carrier IQ do aparelho é fazendo root nele e instalando ROMs alternativas, como o CyanogenMOD. A Carrier IQ tentou se explicar com uma nota à imprensa cheia de rodopios, mas pouco explicou. O que sabemos até agora é bem claro: os tais “clientes” da Carrier IQ recebem relatos completos de tudo que é feito em seus aparelhos. O argumento de todos, por enquanto, é “melhorar a experiência do usuário”. Isso é apenas o começo de uma história que provavelmente dará dor de cabeça para muita, mas muita gente. [The Verge, 9to5Google]