Isso provavelmente já aconteceu com você: por algum motivo, após piscar o olho, você vê uma manchinha transparente no seu campo de visão. Quando você tenta olhar mais de perto, ela desaparece… até você olhar para outro lado! O que é isso?
>>> Se você usa óculos, este truque permite ver o mundo sem eles
Este vídeo do TED-ed explica o que são as “moscas volantes”, e também esclarece o que são aqueles pontos brancos que aparecem de repente no seu campo de visão. Clique no ícone da engrenagem para ativar as legendas em português:
O TED-Ed Originals oferece lições e ideias na forma de animações; você pode conferir mais delas em ed.ted.com/lessons – muitos dos vídeos têm legendas em português, assim como este.
Moscas volantes
As moscas volantes são pequenos objetos que fazem sombras na retina, o tecido sensível à luz no fundo do olho. Podem ser pedaços de tecidos, glóbulos vermelhos ou um nódulo de proteínas: eles estão dentro do seu globo ocular, portanto não adianta lavar os olhos para removê-los.
Eles parecem balançar porque acompanham o movimento dos olhos, já que estão suspensos no humor vítreo, o líquido gelatinoso que preenche o olho.
Em geral, seu cérebro é treinado para ignorar as moscas volantes, só que elas ficam mais visíveis quando estão mais próximas à retina, e quando você olha para uma superfície brilhante e uniforme – como uma tela de computador ou um céu sem nuvens.