Enquanto no Brasil já há muito material disponível sobre como atrair visitantes para o site (blog, mídias sociais, email marketing, Adwords, SEO, etc.), Conversão é um dos assuntos menos tratados pelos profissionais de Marketing Digital por aqui.
Muitas empresas simplesmente jogam dinheiro fora por não trabalhar direito esse aspecto. Gasta-se muitos recursos para trazer potenciais clientes para o site da empresa, e depois disso apenas uma parcela muito baixa desses visitantes acabam tornando-se clientes de fato.
Uma das grandes razões para que isso aconteça é a falta de um bom uso de Páginas de Conversão. Nesse post vamos explicar o que são essas Páginas de Conversão e por que elas podem fazer uma grande diferença nos resultados obtidos com Marketing Digital.
O que é Conversão?
Antes de entrarmos nas páginas em si, temos que definir primeiro o que é Conversão. A definição mais genérica do termo é “fazer o usuário do seu site cumprir uma determinada ação que tenha um valor mensurável para o seu negócio“.
Aqui no Resultados Digitais nós gostamos de usar uma definição mais simples e direta: “Conversão é transformar um visitante em uma oportunidade de negócio.”
Essencialmente, há dois tipos de Conversão possíveis em um site:
– Direta: Quando o visitante do seu site responde a uma oferta de produto/serviço e toma uma ação concreta em direção à compra. Exemplos: compra de um produto em um site de e-commerce, pedido de orçamento via formulário no site, reserva de horário de um serviço pelo site, assinatura/cadastro de um produto Web, ligação para a central de vendas da empresa, entre outros.
– Indireta: Quando o visitante fornece algumas informações pessoais (ex. nome, email, telefone, empresa, etc.) em troca de uma oferta de conteúdo ou serviço gratuito. Esse tipo de conversão é muito mais suave e, apesar de não gerar resultados imediatos, trabalha para reter aquelas pessoas que ainda não estão prontas para comprar o seu produto/serviço, mas que podem vir a ser clientes mais à frente.
O que são Páginas de Conversão
Páginas de Conversão, do termo em inglês Landing Pages, são páginas criadas para o seu site com o objetivo bem definido de produzir uma Conversão desejada para o seu negócio.
Essas páginas em geral contém muito menos elementos e links do que a Home Page de um site normal. Isso é feito propositalmente: depois de conseguir levar um visitante para uma Página de Conversão, seu único objetivo com ele deve ser conseguir a Conversão.
Por exemplo, nessa Página de Conversão de um eBook do Resultados Digitais, nosso único objetivo é com que o visitante forneça suas informações de contato em troca do download gratuito do eBook. Como comentei acima, essa é uma Conversão Indireta.
Já nessa página do Empreendemia Premium, o objetivo principal deles com a página é que o usuário faça a assinatura para a versão Premium do serviço. Esse é um exemplo de Conversão Direta.
Mais um exemplo de Página de Conversão, dessa vez do Peixe Urbano. Repare que, ao não que ser usuário mova a barra de rolagem para baixo, não aparece nenhum outro link além dos campos de email e cidade e do botão. Isso evita que o usuário se distraia e desvie do objetivo principal, que é o cadastro no site.
Por que as Páginas de Conversão são importantes?
Essa resposta é simples: resultados! Uma métrica importante de qualquer site é a Taxa de Conversão. Matematicamente, essa é a formula para se calcular essa taxa:
Taxa de conversão de uma página = Número de conversões da página / Número de visitantes da página
Páginas de Conversão bem elaboradas permitem que se tenha uma taxa de conversão muito maior do que em um site normal. Não são os raros os casos onde se pode otimizar a taxa de conversão para 5 ou 10 vezes mais.
Por exemplo, imagine que você esteja gastando uma determinada verba com anúncios no Google Adwords e, para cada 100 visitantes que você leva ao seu site, apenas 1 deles faz a ação desejada (ex. comprar o produto). Isso representa uma taxa de conversão geral de 1%.
Agora imagine que, com uma Página de Conversão bem otimizada, você consiga que aumentar esse número para 3 conversões a cada 100 visitas (taxa de conversão geral de 3%). Isso significa duas coisas: ou você pode agora reduzir em 66% o seu gasto com anúncios para gerar o mesmo resultado em vendas, ou você pode aumentar as suas vendas em 200% com o mesmo investimento em propaganda naquele canal.
Saber fazer e otimizar Páginas de Conversão é uma das coisas que mais podem dar resultados para o seu negócio no curto-prazo.
E como fazer boas Páginas de Conversão? Isso já é assunto para próximos posts aqui no blog. 😉
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