A guerra cibernética consiste, basicamente, no uso de ataques digitais às estruturas estratégicas ou táticas de um alvo, para fins de espionagem ou sabotagem. Vamos entender isso mais a fundo.
O básico
Planejamento estratégico e tático
“Estratégico” e “tático” são termos bastante usados entre militares que significam, basicamente, “coisas que ajudam os países a expressar suas vontades políticas e/ou declarar guerra”. Aí estão inclusas várias coisas: armas, munição e combustível para jatos e aviões. Há também coisas menos óbvias no meio: a moral das tropas, a visão política do público civil, e o bem-estar econômico do país.
Deve-se destacar a diferença entre o nível estratégico e o nível tático. Em termos militares, o nível tático se refere ao que está sendo utilizado diretamente no combate.
O nível estratégico está acima do tático; em outras palavras, ele consiste no que é necessário para vencer uma guerra, e não apenas batalhas e confrontos específicos. Isso inclui os recursos necessários para manter uma guerra: suprimentos, armas, munição, fábricas, homens e mulheres saudáveis para a linha de frente das batalhas, e uma população interessada em manter a guerra.