Não é sempre que o sucesso acontece por acaso. Na verdade, isso acontece em raríssimas ocasiões e com pessoas pra lá de sortudas. Na esmagadora maioria das vezes, os empreendedores batalham muito para chegar lá. São anos de dedicação e estratégia de mercado para fazer com que a startup deslanche e alcance as sonhadas proporções. O caminho é sinuoso e não perdoa muitos erros, mas para aqueles que estão começando agora, a vida pode ser mais fácil (ou menos difícil).
Você já viu aqui na Results que curiosidade, empatia e capacidade de agregar seguidores foram algumas das características apontadas por professores de Harvard como indispensáveis para bons líderes. Observar os passos daqueles que estão no mercado há mais tempo é sempre uma boa estratégia. Prestar atenção aonde eles pisam, quais decisões são tomadas e quais atitudes não devem ser repetidas. Se fizer isso, você irá observar que algumas características são comuns a todos os empreendedores. Mart Zwilling observou certa vez que, no caso dos líderes, o pensamento é muito mais determinante que a ação. Mart elencou uma série de fatores que observou nas pessoas que ocupam cargos de destaque. Entre suas observações, Mart notou que os empreendedores de sucesso sempre sabem o que querem e são mentalmente mais fortes.
Caso você não possua as características tidas como fundamentais para os líderes, não desanime. Alguns fatores estão diretamente ligados à personalidade, algo que carregamos desde que nascemos e dificilmente conseguimos mudá-la. Para disfarçar essas carências, existem hábitos que, se bem exercidos, podem ajudá-lo a deslanchar na carreira.
– Planejar o dia seguinte: reveja sua agenda todos os dias. Assim, você consegue se preparar melhor para os compromissos e até rearranjá-los caso ocorra algum imprevisto.
– Encurtar as reuniões: se você vive em reuniões, é pouco provável que sobre tempo para cumprir com as responsabilidades. O ideal é que as reuniões durem até 15 minutos.
– Praticar exercícios: o esporte pode te ajudar, e muito, a ser mais produtivo e criativo. Correr alguns quilômetros ajuda a refrescar a cabeça e pode te ajudar a ter aquela ideia que você estava precisando.