Vamos encarar os fatos: todos estamos obcecados em criar uma grande marca, certo? Também, com tanta competitividade, temos mesmo de lutar por atenção e colocação no mercado. E é justamente por isso que é preciso construir uma marca que tenha uma identidade própria e cative o seu público a se tornar um embaixador dos seus serviços. Mas como estimular as pessoas a compartilharem suas opiniões sobre o seu produto? Este artigo, publicado no Small Biz Trends, traz algumas dicas:
– Conteúdo: uma das coisas mais importantes da sua marca não é o logo que ela carrega ou as cores que utiliza no seu site, mas o conteúdo que publica ali. Este é a mensagem que irá fazer a ligação (ou não!) entre a sua marca e seus consumidores em potencial. É através de um conteúdo bacana que você vai falar sobre o seu produto, dizer em quais canais está presente, as ações que está envolvido,…
– Coerência: crie uma marca que esteja bem alinhada com a sua proposta. De nada adianta prometer se não consegue cumprir. Isso significa que o seu logotipo, a sua conta no Twitter, as cores do seu site,… Todos têm de entregar a mesma mensagem e fazer jus ao que sua marca está oferecendo, caso contrário, fica fácil confundir o público. É preciso ter consciência que as pessoas precisam reconhecer a sua marca independente do canal que eles têm acesso.
– Clareza: quem é você? Ou, melhor, quem você quer ser? Quem é o seu público alvo? É preciso compreender quem é a sua audiência, o que ela está procurando e e onde ela está. É preciso clareza em saber porque as pessoas devem se interessar pelos seus serviços.
Cultivar: nenhuma marca cresce do dia para noite, e se você quer que ela se destaque, é preciso cultivá-la o tempo todo. Para isso, é preciso deixar sua marca ativa, comentar em blogs, interagir com as pessoas, participar em comunidades que seu público se faz presente e, claro, buscar formas criativas de engajar o seu público.