Muitas vezes algumas pessoas nos procuram falando “Eu quero ter um site bem simples, você tem um check-list para me ajudar na hora de contratar alguém para fazer o meu?”.
Nessas horas, meu instinto é buscar um dos artigos do Saia do Lugar. Em uma dessas reparei que não tínhamos um post único falando sobre isso. Nós falamos tanto sobre marketing digital e sempre com muitos detalhes, mas nunca fizemos um artigo que ajudasse quem quer um site simples, mas funcional e bem profissional – e só.
Por isso, segue aqui um check-list do mínimo que o site da sua empresa deve ter, independente do setor de atuação. São pontos básicos, mas que se bem feitos já fazem enorme diferença:
Você garante esse mínimo?
1- Domínio próprio
Se eu tivesse escrito esse artigo 15 anos atrás, quando fiz o site da minha banda de escola no finado HPG, falaria que isso é balela. Mas hoje com certeza não é.
Ter seu domínio próprio não é um diferencial, mas se você não tiver, com certeza perde credibilidade.
2- Utilizar português correto
Aqui o ponto é novamente manter a credibilidade: escreveu os textos para o site? Então revise, revise, revise e revise mais um pouco. Depois disso, passe para pelo menos mais duas pessoas revisarem detalhadamente.
Sites básicos normalmente têm pouco texto, então não é um trabalho de outro mundo.
3- Layout atual
Noções de beleza e gostos mudam de tempo em tempo – não é à toa que a indústria da Moda lança duas novas coleções por ano.
Nessa mesma linha, o layout do seu site precisa seguir algumas tendências atuais de estética e usabilidade. Portanto, sempre é interessante pesquisar alguns sites não só de concorrentes, mas também de empresas que são conhecidas por inovar.
Só para ilustrar, vejam só o chuchuzinho que era o site do super filme Space Jam, de 1995: http://www2.warnerbros.com/spacejam/movie/jam.htm
4- Otimização para o Google (SEO) – conteúdo fora do flash
Um site que não está no Google não existe. Ou seja, é inútil para uma empresa ter um site que ninguém consegue encontrar.
Por isso, fazer uma pesquisa de palavras-chaves (veja detalhes aqui) antes de construir os textos é sempre legal. Além disso, é preciso que a construção do site em si leve em conta as diretrizes do Google para que a indexação ocorra corretamente.
O Flash é um exemplo de formato que não é adorado pelo Google, já que ele não consegue ler textos e imagens que estão nesse formato.
5- URL amigável
Exemplo de URL amigável: sitedasuaempresa.com.br/servicos/nome-do-servico
Isso é uma diretriz de otimização para o Google, mas achei importante enfatizar aqui não só por isso, mas também por facilitar a navegação.
Para que isso de fato exista, você precisa que páginas específicas sejam criadas para cada parte do site. Por exemplo, uma para cada produto, uma de contato, outra de endereço etc.
6- Contatos fáceis e acessíveis
De alguma forma você precisa/quer que pessoas entrem em contato com você. Assim, você precisa deixar claro no layout do site quais são essas maneiras.
Algumas possibilidades:
- Formulário de contato
- Telefone bem visível em todas as páginas
- Endereço e/ou mapa
- Links para suas páginas de redes sociais
7- Visualizável em diversas plataformas
Tablets e celulares hoje já são responsáveis por um tráfego pesado na internet. E você, como empreendedor que enxerga as oportunidades, não quer que um potencial cliente que esteja no celular/tablete fique irritado no seu site e desista de você, certo?
8- Fácil atualização
Ter a possibilidade de atualizar o seu site com as próprias mãos hoje é uma realidade não só factível como também recomendável. Informações mudam o tempo todo e você não pode depender de alguém que pode demorar um mês ou uma semana.
Por isso, a utilização de gerenciadores de conteúdo é sempre recomendável. O que nós aqui mais utilizamos e recomendamos é a plataforma WordPress (que é exatamente onde eu acabei de inserir este artigo).
Espero que esta lista seja útil na hora em que você contratar alguém para fazer o site da sua empresa, já que são realmente os pontos mínimos.
Caso você queira um site bem feito (em WordPress, inclusive), obedecendo a esses pontos e ainda com um preço bacana, recomendo o serviço da We Do Logos.
Eles possuem milhares de designers afiliados que enviarão suas propostas de arte e, assim, você poderá escolher os que mais te agradam para de fato fazerem o trabalho. No final, você escolhe o layout final do site e pronto — eles partirão para a programação do WordPress.
Se quiser conhecer mais sobre como o We Do Logos pode te ajudar a ter o seu site com todos os elementos necessários, clique aqui.
Abraços,
Luiz Piovesana (por sites simples, mas completos)
Obs.: Esse artigo foi patrocinado pela We do Logos. Isso significa que recomendamos seu produto como um exemplo, mas não há interferência na nossa linha editorial nem na nossa opinião.
Confira nossa forma de trabalhar com posts patrocinados no artigo Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.
————————————————————
Veja também:
- Como aumentar a conversão do seu site
- SEO: Como otimizar seu site para o Google
- Como medir se meu site está trazendo retorno