A Kingdom Tower em Jeddah, na Arábia Saudita, vai ser a estrutura mais alta já construída por seres humanos. Com mais de um quilômetro de altura, esse supertall exigirá vários truques de engenharia que, até agora, eram coisas exclusivas da ficção científica. Como os elevadores mais altos e rápidos do mundo – que estão sendo desenvolvidos em uma mina na Finlândia.
A Kone, a fabricante de elevadores em questão, anunciou que ganhou um contrato para projetar e construir 65 elevadores para a Kingdom Tower – um projeto que estava paralisado mas deve voltar a ser construído nos próximos meses. O desafio será único: tecnologia de elevador é um dos maiores obstáculos no caminho dos super-arranha céus.
Em primeiro lugar, elevadores para esses prédios sofrem uma tensão enorme e incomum, como os introduzidos a partir de corte do vento. A corda de aço tradicional é muito pesada – e, em alturas muito elevadas, o peso da corda em si fica ainda maior. E há também a questão do calor: um elevador despencando em queda livre está em um movimento incrivelmente rápido, e pará-lo exige um sistema de freio que consiga resistir a temperaturas de 300 graus Celsius. Essas são apenas algumas das questões em jogo, e ainda poderíamos falar da eficiência e custo.