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Os mitos mais comuns do e-mail marketing, parte 1


Saiba quais são os mitos que permeiam a prática de e-mail marketing e como isso pode estar prejudicando os resultados da sua empresa.

Quando falamos em canais de marketing digital, o e-mail marketing, muitas vezes é o primeiro a ser lembrado pelas pessoas. Isso acontece porque se trata de uma ferramente que está disponível há mais de 1 década para as empresas.

Em todo esse tempo ele foi acumulando mitos, equívocos e desafios sobre o seu funcionamento, além de diversas dúvidas que cercam a cabeça das empresas se ele realmente funciona.

Os mitos podem até terem sido verdade em algum ponto da jornada do e-mail marketing e, mesmo as melhores práticas sendo consenso, os mitos persistem e desafiam a eficácia da ferramenta.

Mas, são os mitos e a crença que as pessoas têm nele que irão influenciar diretamente no resultado da ferramenta.

Pensando nisso, vamos desvendar os mitos e equívocos que atingem os emrpeendedores quando o assunto é e-mail marketing.

#1. O assunto do seu e-mail pode levar você diretamente para a caixa de spam.

Há centenas de milhares de palavras de e-mail marketing pelas quais as pessoas são massivamente treinadas para evitar em suas caixas postais. Palavras como “grátis”, “free”, “dinheiro”, e “economize” são apenas algumas delas.

Essas práticas vieram de uma data em que os e-mails marketing eram em grande parte fontes de lixo eletrônico e, os serviços de e-mail adotaram essa técnica para que o usuário não fosse prejudicado e chovessem spam em suas caixas de entrada.

Hoje, os filtros de e-mail estão muito mais sofisticados e, está muito mais fácil de identificar o tipo de mensagem que está sendo enviada para as caixas de entrada e, muito mais do que apenas classificar um e-mail por assunto, analisar também se o remetente de onde o e-mail foi disparado é confiável.

Os filtros de spam utilizam muitas outras técnicas além do campo de assunto de e-mail para classificar uma correspondência como spam e, o remetende é apenas uma delas.

#2. As pessoas assinam para ouvir você.

Você gera todos os seus contatos de e-mail através de opt-in legítimo? Bom para a sua empresa.

Isso significa que as pessoas levantaram a mão para a sua empresa e disseram que querem receber aquilo que você publica. Mas, nem todo mundo que assina seus e-mails quer receber os seus e-mails.

E aí temos duas situações:

  • Alguém assinou os seus e-mails pensando que eles são algo que não são e, assim que recebem o seu primeiro e-mail, não exitam em cancelar;
  • O leitor lê os seus e-mails por um tempo mas, logo torna-se desinteressado no que você faz. Talvez uma mudança na vida do leitor acarretou isso e ele simplesmente perdeu interesse no seu conteúdo.

Em ambos os cenários, as pessoas escolherem assinar a sua news e, no meio do caminho perderam a atenção. Por isso é importante monitorar o engajamento do e-mail envolver as pessoas que abandonaram as leituras.

Caso isso não funcione, é hora de limpar os inscritos que não se engajaram nos seus e-mails.

Nem todo mundo que assinou para receber seu e-mail marketing está interessado

Nem todo mundo que assinou para receber seu e-mail marketing está interessado de verdade.

#3. Quem cancela assinatura é mau.

Unsubscribe é uma indicação que uma pessoa não quer mais receber um e-mail vindo de você. Isso é muito ruim, correto?

Nem sempre. Quando as pessoas se desinteressam por seus e-mails, ela age como um limpador natural da sua lista de e-mails. Há uma grande quantidade de pessoas em sua lista de e-mails que realmente não querem ouvir o que você tem a dizer.

Eles só não vão se dar ao trabalho de dar unsubscribe em sua lista e, você vai continuar disparando e-mail. E, se a sua taxa de unsubscribes é algo em torno de 1%, não há com o que se assustar – é completamente normal.

#4. O e-mail não é um gerador de leads.

O e-mail é uma ferramenta para alimentar o cliente – que ajuda a converter e cria leads qualificados para as vendas, mas que na verdade não há como mensurar a criação de novos leads.

Certo ou errado?

Errado. Pensar que o e-mail é uma ferramenta para fomentar o relacionamento com o cliente é apenas metade do caminho. Primeiro, lembre-se que e-mails são compartilhados entre as pessoas – muitas delas que não estão na sua lista.

Isso significa que se você tem um email com vantagens em call to action e este e-mail é compartilhado com alguém que não faz parte da sua lista você atingiu um público novo.

E se, juntando a isso, o seu e-mail marketing possui campos para compartilhamento através das mídias sociais, isso vai ajudar muito.

Todo e-mail é uma oportunidade de aumentar o seu banco de dados e, fazer a sua mensagem se espalhar entre os seus leitores.

Não caia nas armadilhas.

Não existe verdades absolutas quando falamos de e-mail marketing. O que existe são experiências de práticas que dão certo e práticas saturadas que não dão mais certo.

Se a sua empresa está focada em, primeiramente construir um conteúdo útil, a chance dela ser ouvida – ou lida nesse caso – será a mesma independente da maneira em que você encara o e-mail marketing.

Seguir práticas limpas e honestas sempre vai garantir que o e-mail marketing de sua empresa seja bem visto pelos clientes. Essa é a única coisa que sempre funciona.

O clico do e-mail marketing até chegar na sua caixa de entrada

O clico do e-mail marketing até chegar – ou não – na sua caixa de entrada.

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