X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Os mitos mais comuns do e-mail marketing, parte 2


Será que aquele pecado mortal do e-mail marketing é realmente mortal?

Nós temos uma grande facilidade em aceitar que as verdades são incontestáveis e, com isso não questionar práticas que muitas vezes podem estar envoltas em torno de um misticismo não comprovado.

O e-mail marketing é uma ferramenta online muito utilizada por empresas que tem ao menos uma pequena participação online e que entendem que a internet pode ser um canal de oportunidades de negócios.

Mas, quantas vezes nos últimos dias você parou para questionar se as suas práticas de e-mail marketing estavam ajudando na produtividade da sua empresa.

Se você chegou aqui agora, eu aconselho que, primeiramente você leia os mitos mais comuns do e-mail marketing, parte 1, publicado ontem.

Dito isso, vamos a mais alguns mitos tidos como verdades incontestáveis pelas empresas.

#5. E-mails precisam ser altamente planejados.

Nem um pouco.

Na verdade, às vezes é bem melhor que seus e-mails sejam bem simples mesmo. Há inclusive, um par de benefícios para o envio de e-mails com texto simples, ou o mais simples posível:

  • O destinatário não se sente forçado a comercializar nada. Um e-mail em texto simples é o que eles recebem de amigos ou colegas e é livre de distrações. Você é livre para dizer o que quiser e o leitor pode apenas ler ou não. Isto pode não funcionar para todos, mas muitas vezes o alcance é muito melhor do que o HTML.
  • É mais fácil do e-mail ser renderizado. E-mails com toneladas de elementos gráficos – im–gens grandes ou vídeos, por exemplo – poderiam enfrentar mais problemas do que um e-mail básico com apenas um logotipo. Alguns dos destinatários poderão ter o download de imagens desligado e concentrar seu e-mail em imagens pode ser um tiro no pé. Além disso, muitas pessoas estarão lendo o seu e-mail diretamente em dispositivos mobile, e muitas imagens simplesmente vai atrapalhar a leitura.

Só porque a sua empresa pode concentrar esforços em design para o seu e-mail marketing, isso não significa que você deve fazer isso. Acerte optando sempre pela simplicidade.

A simplicidade é o grande segredo do e-mail marketing

A simplicidade é o grande segredo do e-mail marketing.

#6. Respeitar as boas práticas e envio fará você ser lido.

Se você compartilha das boas práticas de envio de e-mail marketing, isso significa que você é compatível com elas. Mas, não significa de maneira nenhuma que os seus e-mails irão para as caixas de entrada dos seus leitores.

O exemplo disso é que diariamente chegam às caixas milhares de e-mails que estão dentro das boas práticas de envios e simplesmente deixamos para ler depois – e nunca lemos.

E, por outro lado, estamos suscetíveis a abrir um e-mail que seja claramente spam acreditando que seja alguma coisa relevante para nós. Se você quer aumentar a possibilidade de ser lido, e de chegar nas caixas de e-mail, não basta respeitar as práticas de envio de e-mail marketing.

Ter boas práticas definitivamente não garante que você seja lido, muito menos impede que ele seja classificado como spam.

#7. Taxa de aberturas é uma métrica importante de e-mail marketing.

A taxa de abertura de e-mail marketing é uma métrica muito enganosa, uma vez que o nome diz que ele vai dizer quem abriu o seu e-mail e isso não é verdade.

Ele não faz isso.

Se a taxa de abertura de e-mail fosse uma métrica confiável, seria muito importante para se controlar. Mas, não é essa a realidade.

E métrica de abertura de e-mail é feita através de número de vezes em que a sua mensagem foi baixada nos servidores.

Acontece que, muita gente pode abrir o seu e-mail por engano, além de muitos clientes de e-mail possibilitarem uma visualização de e-mail instantaneo ao clicarmos na mensagem. E, quando isso é feito, a mensagem é carregada.

Por outro lado, grande parte dos serviços de e-mail são configurados para não fazer os donwloads das imagens e, é justamente a transmissão do e-mail por completo que possibilita saber quem realmente abriu o seu e-mail.

Ao invés de concentrar seus esforços na taxa de abertura para saber se um e-mail foi bem sucedido, debruce nas taxas de cliques em cima dos call to action, e nos leads gerados a partir dos e-mails enviados.

De qualquer forma é isso que vai influenciar no resultado.

Mantenha atenção no resultado do e-mail marketing

Mantenha atenção no resultado do e-mail marketing.

#8.Taxa de abertura de e-mail marketing é uma métrica inútil.

Eu sei que acabei de dizer que a taxa de abertura de e-mail não é uma taxa importante. Mas isso não significa dizer que é inútil.

A taxa de abertura de e-mails são úteis como métricas comparativas. Se você está tentando saber qual tipo de assunto as pessoas mais abrem, por exemplo, você pode fazer um teste A/B e comparar a taxa de abertura de ambos.

Enquanto a taxa de abertura não é uma métrica confiável para medir realmente quantas pessoas estão abrindo os seus e-mails, ainda sim é possível utilizar essa métrica como um indicador de métricas comparativas.

A pergunta que não quer calar…

Qual mito de e-mail marketig e outros equívocos que está por aí que você acredita que precisa ser desmascarado?

Não acredite em verdades universais. A única que existe é que tudo pode – ou não pode – até ter sido exaustivamente testado.

e cVilcAVeU

Via RSS de YOW I Soluções para Inbound Marketing

Leia em YOW I Soluções para Inbound Marketing

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot