Uma nova bicicleta elétrica — a Koben, da Karmic Bikes — promete consertar o que há de errado na indústria de bicicletas elétricas. Falamos com seu criador para entender melhor esses problemas, e como ele planeja resolvê-los.
A Koben foi projetada por Neal Saiki, ex-engenheiro da NASA cujos designs ajudaram no sucesso da Santa Cruz Bicycles, conhecida fabricante americana de mountain bikes. Foi ele também que fundou a Zero Motorcycles, a única fabricante exclusiva de bicicletas elétricas que sobrou entre as muitas que receberam investimentos pesados e fracassaram na hora de vender seus produtos.
Meus anos de experiência me ensinaram que motores no cubo da roda são ruins, que centralização de massa e centros de gravidade são importantes, e assim vai. E, pensei comigo, essa bicicleta ataca todos estes pontos. Bem, Neal me ligou e me contou todos os detalhes divertidos. Vamos dar uma olhada:
Baterias que você não pode substituir ou reconstruir
As baterias de qualquer veículo elétrico (seja um carro Tesla Model S ou uma empilhadeira) são compostas de muitas células individuais, todas agrupadas para formar um bloco. Tradicionalmente, se uma dessas células falhar, você não tem nenhuma opção além de substituir todas elas. E, se novas tecnologias melhoram a capacidade das baterias, não há nenhuma maneira de um proprietário de um veículo elétrico tirar proveito disso, a menos que ele compre uma bateria nova ou um novo veículo. Isso é ruim.
“O grande bicho-papão de todas estas baterias é sua embalagem,” diz Neal. O Tesla é um grande exemplo. “As células de dentro da bateria que eles vendem correspondem a apenas 40% do preço do bloco inteiro. É difícil torná-lo impermeável, é difícil torná-lo à prova de vibração, e é difícil fazer isso sem que um pacote acabe custando um milhão de dólares.”
Baterias de veículos elétricos também precisam ser extremamente à prova de acidentes, com resistência muito maior do que a necessária em tanques de combustível.
“Você não pode substituir as células dentro desses pacotes”, continua Neal. “Mas com a nossa tecnologia, você só precisa simplesmente remover a tampa e substituir uma célula individual. Isso sai relativamente barato, então você pode substituí-las se elas quebrarem ou trocar por melhores à medida que a tecnologia avança. Você pode atualizar as nossas baterias para sempre. Você vai ter um monte de Teslas por aí nos quais você tem que comprar uma bateria inteira para substituí-la ou atualizá-la.”