Uma pane ainda não identificada e que ocorreu durante toda essa segunda-feira está frustrando qualquer pessoa que tenha acesso à internet que passe pela infraestrutura da Embratel. De acordo com o que pude apurar, a empresa é o pivô que está causando lentidão no acesso a um grande número de sites e serviços da web no exterior, incluindo o Twitter, Facebook, Windows Live Messenger e Gmail.
As primeiras suspeitas de que se tratava de um problema na Embratel surgiram na lista de discussão [caiu] por volta das 9 da manhã. Alguns membros na lista afirmaram que certos links estavam com queda de até 40% no tráfego de dados, além de dizer também que o acesso a sites de fora também estavam ocorrendo de forma extremamente lenta.
Essas suspeitas foram confirmadas por uma fonte do TB de dentro da empresa, que afirmou que uma rota específica estava fora do ar e que, por isso, certa quantidade de tráfego foi direcionado para rotas de redundância. Logs de traceroute, ferramenta de diagnóstico de rede, também mostram um aumento significativo no tempo de espera entre roteadores.