Ao que tudo indica hoje é dia dos governos tirarem o escorpião do bolso e investirem em educação: no mesmo dia que o governo paquistanês anunciou que daria 125 mil computadores com o Ubuntu instalado para estudantes, o governo da Tailândia encomendou 1 milhão de tablets com Android para os alunos do país.
No caso do Paquistão, os 125 mil notebooks com Ubuntu instalado serão dados para estudantes do nível colegial e universitário. Umar Saif, representante do Conselho de Tecnologia da Informação de Punjab, escreveu sobre a decisão de usar uma solução baseada em software livre nesse projeto:
Suportar software open source nessa escala, em um país com um uso gritante de software pirateado e proprietário, é uma iniciativa corajosa e louvável. Graças à sua flexibilidade, custo-zero e largo suporte acadêmico, software open source é o padrão de fato para estudantes colegiais e universitários do mundo todo.
Tudo muito lindo, mas uma das críticas ao projeto paquistanês é que ele privilegia estudantes mais velhos, enquanto os mais jovens — que não possuem poder aquisitivo algum e poderiam se beneficiar muito mais de um computador — acabam ficando de fora.