A dica de hoje foi dada por Linda Finkle através do blog Up and Running.
Eu trabalho com muitas empresas e pessoas que querem melhorar suas habilidades de comunicação. Independentemente da motivação dessas pessoas para melhorar, a causa da má comunicação é sempre a mesma: elas não escutam, mas acham que escutam.
Se eu perguntar para 100 pessoas “você acha que você escuta outras pessoas?”, a resposta seria um ressonante SIM. Ao mesmo tempo, elas também falariam que outras pessoas não a escutam: “se essas pessoas me escutassem, nós não teríamos esses problemas”.
Cada um de nós realmente acredita que escuta as pessoas. Estou aqui para discutir isso. Nós não escutamos – nós simplesmente ouvimos. Nós ouvidos ouvem outra pessoa falando, mas nós não realmente prestamos atenção.
Nós acabamos perdendo o tom, entoação, palavras específicas que pessoas usam, seus valores, crenças, nuanças e o que está por trás das palavras. Nós ligamos julgamentos ao que é falado ou ao modo como é falado, e não escutam de verdade. Às vezes, já estamos pensando sobre a próxima reunião, o relatório por terminar, a briga da manhã com as crianças ou qualquer outra coisa. Se qualquer fato desses existir, é muito difícil escutar, mesmo ouvindo as palavras.
Melhorar suas habilidades para escutar, é o primeiro passo para se comunicar melhor.
Mais do que isso, melhorar suas habilidades para escutar ajuda a construir um laço de confiança, já que as demais pessoas se sentem entendidas, enganos são eliminados, produtividade aumenta etc. Tudo levando a melhores relacionamentos e maior felicidade. Quem não quer isso?
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