A gigante (segunda maior companhia de alimentos do mundo, atrás apenas da Nestlé) está recebendo inscrições de ideias de negócio (nas áreas de varejo, entretenimento, mobile/tablet e sustentabilidade) que façam sentido para seu portfolio (de comidas e bebidas) e vai selecionar as melhores, em diferentes países, para receberem mentoria e defenderem sua ideia numa final em Nova York. Os vencedores receberão dinheiro e terão seu projeto implementado.
Eles pediram também minha opinião. Falei que há muito tempo venho falando que as marcas poderiam facilmente adotar projetos experimentais de tecnologia para fazerem algumas ações diferenciadas e, por exemplo, ser reconhecida como a marca que primeiro auxiliou o Instagram e fez algo legal (pra quem não lembra, um dos fundadores do Instagram é brasileiro e a empresa foi comprada pelo Facebook por valor aproximado de 1 bilhão de dólares). O fato de haver um certo briefing para as soluções não faz deste programa da Pepsico uma concorrência de jobs, mas dá os caminhos para que os inovadores inscrevam soluções que possam ser adotadas, mesmo que de forma piloto, junto com marcas vencedoras em mercados enormes.
Ou seja, não é exatamente aquisição ou fusão, nem um investimento que resolva todo e qualquer problema de toda e qualquer startup. Mas é a plena determinação de uma corporação em adotar soluções inovadoras de startups e universitários para implementar campanhas (no sentido amplo) com seus produtos. Ou seja, isto é praticamente um cliente gigantesco batendo na sua porta. Um cliente que não vai assinar um contrato milhonário de fornecimento, mas vai dar para startups um grande piloto, uma forte tração e visibilidade. E obviamente isto é bom para a companhia também, não se trata de filantropia ou uma mera maquiagem de “como somos inovadores”: é a oportunidade real de eles receberem ideias incríveis para se diferenciarem e até conseguirem desempenho de mercado.
Os parâmetros que serão utilizados pelos profissionais que efetuarão a análise, julgamento e escolha das 25 (vinte e cinco) melhores Ideias de Negócio e a posteriori a análise, julgamento e escolha dos 5 (cinco) vencedores finais serão:
- Inovação: Ideias realmente novas no mercado e que ainda não são praticadas;
- Viabilidade & Adequação: Ideias pertinentes e viáveis. Em termos de custo, de tempo e de adequação com o briefing;
- Afinidade com os temas: As ideias devem corresponder aos desafios de cada Marca;
- Pilares (entretenimento, celular, varejo e sustentabilidade): As ideias devem estar dentro de algum dos 4 pilares.
As inscrições para a competição da Pepsico devem ser feitas pelo Facebook (clique no link para acessar) e estão abertas até as 12h00min do dia 27.10.2012 (horário de Brasília). Confira o regulamento.