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Pequenas empresas nas redes sociais: primeiros passos no Twitter


Pequenas empresas nas redes sociais: primeiros passos no TwitterO Twitter é uma das ferramentas sociais mais interessantes existentes na web. É direto, dinâmico e tem uma capacidade de gerar buzz que o torna bem peculiar em meios aos outros canais. Porém nenhuma empresa nasceu usando a ferramenta, por isso não tem a real necessidade de dominar todos os preceitos logos de cara. Obviamente que a contratação que bons profissionais é fundamental, mas vale lembrar que há cenários e cenários quando o assunto é disponibilidade  financeira para gerir esses meios.

Nem toda empresa tem recursos suficientes para contratar um bom analista de mídias sociais, e nem toda empresa tem a maturidade necessária para saber que, sim, um bom profissional, assim como uma boa equipe, pode fazer toda a diferença na comunicação da empresa. Para empresas menores que estão apenas ensaiando alguns pequenos passos na rede social, separamos algumas dicas básicas. Confiram abaixo:

1. Faça um pequeno planejamento

Nada tão robusto, porém nada tão simplório. Qualquer empresa de pequeno porte sabe qual é o seu perfil e, principalmente, qual é o seu público. Muitas vezes a entrada nas redes sociais não irá gerar, necessariamente, conversões, mas pode ser um bom meio de se trabalhar branding. Tenha em mente qual a linha de conteúdo que a sua empresa irá publicar, pois isso deve estar em conformidade com o publico que você já possui, assim como o  público que você pretende atingir.

Nesse ponto vale definir a periodicidade das publicações, a linguagem a ser trabalhada e os assuntos abordados. Nada de ficar levando tudo para o lado pessoal, porém nada de ser tão corporativo a ponto de afastar possíveis seguidores. Saiba que postura é fundamental, então não entupa seus seguidores de mensagens, mas também não os abandone. A principal dica é acompanhar alguns perfis de concorrentes e ver como eles estão trabalhando, pois isso gera bons insights.

  • Defina o público-alvo;
  • Define o tom das mensagens;
  • Defina a quantidade de mensagens diárias;
  • Defina o formato das mensagens;
  • Define os assuntos dos tweets;
  • Acompanhe de perto seus concorrentes.

2. Cuide bem da sua identidade visual no Twitter

Esse item engloba diversos fatores que vão desde a parte estética como a parte descritiva. É fundamental  que a sua empresa tenha uma bio completa e informativa, sem jamais esquecer de inserir o link da sua página principal. Seus seguidores não são obrigados a adivinharem onde devem procurar mais informações, já que a sua empresa está com preguiça de fornecer tais dados. Vale lembrar que inserir palavras-chave também é fundamental.

Outro ponto é não economizar no avatar. Obviamente que inserir a marca da sua empresa é ideal, mas aposte na qualidade e na criatividade, assim como no background, que pode receber uma atenção especial. Hoje em dia muitos usuários utilizam clientes para acessar o Twitter e isso elimina todo o aspecto visual que a sua empresa criou, mas não dá para deixar de lado todos os usuários que ainda acessam via web, não é mesmo?

  • Crie uma bio descritiva e informativa;
  • Use palavras-chave na descrição;
  • Nunca deixe de inserir o link da página da sua empresa;
  • Use um avatar que remeta à sua marca;
  • Crie um background interessante;
  • E o mais importante: crie um nome de usuário fácil.

3. Dicas gerenciais

Lembre-se sempre que seguidores são chegam com o tempo e depois de um trabalho muito bem feito com conteúdo. Nunca compre seguidores e caia no mito absurdo da compra de usuários. Ninguém compra o gosto por uma empresa. Seja paciente, faça com empenho todo o seu trabalho e com o tempo seu canal será reconhecido e pode até se tornar um ótimo porta-voz para a sua companhia, sendo fundamental nos dias de hoje para estreitar laços com os consumidores.

Outras dicas giram em torno de comportamento. Evite usar o atributo “sigo quem me segue”. Siga pessoas, marcas e profissionais realmente relevantes. Procure sempre citar de onde você tirou a informação e não tenha receio em usar os atributos do Twitter, como o “favoritar” e o RT, mas sempre editando este último para ficar mais agradável aos leitores. E, por último, jamais faça spam pois ninguém está ali para acompanhar uma página de classificados. Humanize sua marca nas redes sociais.

  • Use e abuse do mention e do RT;
  • Não faça spam;
  • Siga empresas e profissionais relevantes;
  • Procure fazer parte da twittosfera de modo presente e firme;
  • Jamais compre seguidores;
  • Só mexendo é que realmente aprendemos a usar a ferramenta.

Sempre há ótimos artigos e tutoriais em sites e blogs espalhados pela interwebs. Vale o bom senso, já que não há uma regra absoluta para todas as empresas, mas há como trabalhar com essas ferramentas e, com isso, aprender como moldá-las conforme o seu público.

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