O Interactive
Advertising Bureau (IAB Brasil), apresentou hoje no evento ProXXIma 2012 os
resultados da pesquisa “Como 80 milhões de brasileiros acessam a internet no
Brasil” (download aqui), desenvolvida em parceria com a comScore. O estudo visa compreender a
audiência online no Brasil, tanto em termos de seu envolvimento com a internet
e os diversos tipos de tecnologia quanto das percepções e atitudes em relação à
publicidade digital.
Advertising Bureau (IAB Brasil), apresentou hoje no evento ProXXIma 2012 os
resultados da pesquisa “Como 80 milhões de brasileiros acessam a internet no
Brasil” (download aqui), desenvolvida em parceria com a comScore. O estudo visa compreender a
audiência online no Brasil, tanto em termos de seu envolvimento com a internet
e os diversos tipos de tecnologia quanto das percepções e atitudes em relação à
publicidade digital.
Mais de 40% dos entrevistados passam, pelo menos, duas
horas por dia navegando na internet por vários dispositivos, enquanto apenas
25% usam o mesmo tempo assistindo TV. A internet também é a atividade preferida
por todas as faixas etárias, de renda, gênero e região quando se tem pouco
tempo livre, somando 62%. Além de ser considerado o meio mais importante para
82% dos entrevistados (85% mulheres e 79% homens).
horas por dia navegando na internet por vários dispositivos, enquanto apenas
25% usam o mesmo tempo assistindo TV. A internet também é a atividade preferida
por todas as faixas etárias, de renda, gênero e região quando se tem pouco
tempo livre, somando 62%. Além de ser considerado o meio mais importante para
82% dos entrevistados (85% mulheres e 79% homens).
Foram entrevistadas 2.075 pessoas usuárias de internet,
entre 15 e 55+ anos, sendo 51% homens e 49% mulheres, de 6 a 14 de fevereiro de
2012, via e-mail. Os dados foram
ponderados proporcionalmente às taxas nacionais online para faixa etária,
gênero e região de residência de forma que os resultados sejam representativos
da população online (55% sudeste; 19% sul; 13% nordeste; 8% centro oeste;
5% norte).
entre 15 e 55+ anos, sendo 51% homens e 49% mulheres, de 6 a 14 de fevereiro de
2012, via e-mail. Os dados foram
ponderados proporcionalmente às taxas nacionais online para faixa etária,
gênero e região de residência de forma que os resultados sejam representativos
da população online (55% sudeste; 19% sul; 13% nordeste; 8% centro oeste;
5% norte).
Em casa, a internet é sempre a mídia mais acessada, sendo
89% no período da manhã, 78% à noite e 73% em outros momentos do dia. Da mesma
forma, a web é a mídia mais utilizada em
todos os demais lugares e situações de um dia típico: 60% trabalho; 52% na casa
de amigos ou familiares; 44% escola; 44% restaurantes e cafés; 43% reunião com
amigos; 34% shoppings.
89% no período da manhã, 78% à noite e 73% em outros momentos do dia. Da mesma
forma, a web é a mídia mais utilizada em
todos os demais lugares e situações de um dia típico: 60% trabalho; 52% na casa
de amigos ou familiares; 44% escola; 44% restaurantes e cafés; 43% reunião com
amigos; 34% shoppings.
Com relação aos tipos de canais que a internet é
acessada, o desktop lidera com 77%, seguido pelo notebook ou laptop (59%),
smartphone (40%), tablets (16%), iPad (15%), console de videogame (12%), iPod
(10%) e outros dispositivos (2%). Entretanto, os jovens preferem utilizar os
smartphones, tablets e videogames para navegar.
acessada, o desktop lidera com 77%, seguido pelo notebook ou laptop (59%),
smartphone (40%), tablets (16%), iPad (15%), console de videogame (12%), iPod
(10%) e outros dispositivos (2%). Entretanto, os jovens preferem utilizar os
smartphones, tablets e videogames para navegar.
A maior parte (62%) da audiência brasileira online acessa
a internet via dois ou mais canais. Destaca-se a faixa etária de jovens adultos
(entre 25 e 34 anos) aonde 23% acessam por quatro ou mais canais. Além disso,
61% dos brasileiros usam frequentemente o computador enquanto veem TV, sendo
que as mulheres são mais propensas que os homens neste uso paralelo (32%).
Dentre os que usam os dois tipos de mídia simultaneamente, 92% prestam igual ou
mais atenção na internet.
a internet via dois ou mais canais. Destaca-se a faixa etária de jovens adultos
(entre 25 e 34 anos) aonde 23% acessam por quatro ou mais canais. Além disso,
61% dos brasileiros usam frequentemente o computador enquanto veem TV, sendo
que as mulheres são mais propensas que os homens neste uso paralelo (32%).
Dentre os que usam os dois tipos de mídia simultaneamente, 92% prestam igual ou
mais atenção na internet.
Em geral, a audiência online no Brasil é
consideravelmente aberta e receptiva à publicidade digital, considerando-a como
a mais criativa (49%), rica em conteúdo (48%), evidente (40%), crível (37%) e
menos incômoda (36%).
consideravelmente aberta e receptiva à publicidade digital, considerando-a como
a mais criativa (49%), rica em conteúdo (48%), evidente (40%), crível (37%) e
menos incômoda (36%).
A maioria dos entrevistados concorda que usa a internet
para pesquisar produtos que desejam comprar offline (65%) e que os anúncios
online têm os motivado a comprar produtos (57%) ou visitar lojas anunciadas
(56%). Já 60% disse ser motivado por anúncios online a buscar mais informações
sobre os produtos oferecidos, além de considerar a internet como o meio mais
conveniente de fazer compras.
para pesquisar produtos que desejam comprar offline (65%) e que os anúncios
online têm os motivado a comprar produtos (57%) ou visitar lojas anunciadas
(56%). Já 60% disse ser motivado por anúncios online a buscar mais informações
sobre os produtos oferecidos, além de considerar a internet como o meio mais
conveniente de fazer compras.
Segundo Fabio Coelho, presidente do IAB Brasil, a internet já é mainstream no Brasil conectado. “O estudo mostra
isso de forma contundente. A adoção da internet em casa, no trabalho, na escola
ou na rua rompe com vários mitos
sobre essa liderança que ocorre em todas as faixas etárias ou de renda e mostra
que 42% dos conectados no país passam mais de duas horas por dia online e que o
acesso ocorre cada vez mais por múltiplos dispositivos, fixos ou móveis”, comenta.
isso de forma contundente. A adoção da internet em casa, no trabalho, na escola
ou na rua rompe com vários mitos
sobre essa liderança que ocorre em todas as faixas etárias ou de renda e mostra
que 42% dos conectados no país passam mais de duas horas por dia online e que o
acesso ocorre cada vez mais por múltiplos dispositivos, fixos ou móveis”, comenta.
Coelho ainda coloca que “fica
claro que o brasileiro conectado é bastante receptivo à publicidade na web,
considerando-a crível, pouco intrusiva e muito criativa, além de considerar a
internet como principal fonte de pesquisas para decisões de compras, seja online
ou nas lojas físicas. Todos os dados confirmam a expansão do mercado, que tende
a se acentuar com as iniciativas de ampliação do acesso a banda larga e também
ao aumento da base instalada de smartphones.
Estamos apenas no limiar de uma grande transformação”.
claro que o brasileiro conectado é bastante receptivo à publicidade na web,
considerando-a crível, pouco intrusiva e muito criativa, além de considerar a
internet como principal fonte de pesquisas para decisões de compras, seja online
ou nas lojas físicas. Todos os dados confirmam a expansão do mercado, que tende
a se acentuar com as iniciativas de ampliação do acesso a banda larga e também
ao aumento da base instalada de smartphones.
Estamos apenas no limiar de uma grande transformação”.
Via Beatriz Oliveira, Agência Ideal.
Via RSS de Blog Mídia8!
Comente este artigo