X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Pesquisas de marketing: verdade ou mito?


As pesquisas são meios de entender vários aspectos dentro de um mercado e teoricamente são feitas para ajudar a traçar objetivos e tomar decisões. Atualmente estão sendo exaustivamente usadas, porém será que elas realmente devem ser vistas assim, como verdades absolutas?

Os objetivos das pesquisas de marketing são nobres e inquestionáveis, pois já é sabido que quanto mais uma organização conhece seus públicos mais ela consegue tomar decisões assertivas para satisfazer todas as partes envolvidas no processo de marketing.

Recentemente, enquanto presenciava a caos aéreo do Brasil, esperando mais de 5 horas por um vôo doméstico, me deparei com o seguinte livro “Por dentro da mente do consumidor:- mito das pesquisas de mercado, a verdade sobre os consumidores”, escrito por Philip E. Graves. O autor aponta vários problemas em pesquisas de marketing convencionais, e estas me fizeram repensar se essas pesquisas devem ser levadas como verdades absolutas, se os métodos utilizados não cairam no senso comum e se o Google Docs virou uma ferramenta para ajudar a difundir pesquisas sem fundamentos e com resultados irrelevantes.

Hoje em dia, todos querem fazer uma pesquisa, não importa a qualidade da fonte de dados e os inúmeros aspectos que envolvem estudos como estes. Apenas querem 1000 questioários respondidos para colocar em um Excel, ter as tão esperadas respostas e começar um relatório dizendo A PESQUISA REVELOU… Mas vamos repensar sobre alguns pontos..

1. Quando somos abordados por uma pessoa que deseja fazer uma pesquisa ou um questionário somos influenciados por vários aspectos, algum deles são totalmente inconscientes e podem distorcer nossas respostas. Nosso humor, se estamos com pressa ou não, se queremos ser educados ou até a incosciente e tão discutida busca pela resposta perfeita. Ou seja, será que somos sinceros e nossas respostas refletem nossas reais atitudes?

2. Quando somos questionados sobre um tema a pergunta nos leva para algo que não está acontecendo no momento, algo que deve ser imaginado/recordado, uma situação hipotética ou que nos faz responder algo recorrendo a memória, ou seja, o simples fato de responder uma pergunta já distorce a realidade.

3. Quando as respostas são falsas, a confiança nas estatísticas que podem ser atribuídas a elas é irrelevante. Sim, estudos repetidos podem causar resultados semelhantes, mas isso não significa que os resultados originais estejam corretos. O fato de as pessoas reagirem da mesma forma a processos de questionamentos executados de forma consistente não diz nada além de que a relação de causa e efeito da pesquisa é consistente.

Sabendo desses problemas, como devemos proceder? Qual é a solução? Com certeza, isso ainda deve ser muito discutido, mas creio que a observação pode ser uma saída, o tempo do processo de pesquisa se estende muito, mas o resultado será mais satisfatório. A observação sem objetivo também não é muito útil. Primeiro temos que ter um objetivo, o que estamos buscando com tal pesquisa, um roteiro é imprescindível, anote, repare, encontre semelhanças, pergunte – não como se estivesse lendo um questionário – se envolva no meio, se integre ao contexto para ter uma visão mais profunda do que está querendo encontrar. Vale lembrar que algumas pesquisas convencionais são muito bem feitas e tem toda a credibilidade, mas isso não se reflete a maioria delas.

Por Roberta Schaffer, profissional de comunicação pós-graduada em marketing digital pela UFPR com mais de 5 anos de experiência no mercado. Atualmente trabalhando em Londres para a empresa basekit.

O post Pesquisas de marketing: verdade ou mito? apareceu primeiro em Blog Mídia8! » Comunicação digital e redes sociais.

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot