Na época da faculdade, tive um professor que adorava dizer que escrever é arte de cortar palavras. A frase, atribuída a autores que vão de Carlos Drummond de Andrade a Voltaire, serve para ilustrar o poder de síntese. Ao meu ver, entretanto, poder de síntese mesmo tem as imagens, que no lugar-comum podem valer mais que mil palavras. Exatamente o que ilustra Philographics, projeto do designer gráfico Genís Carreras.
A princípio, a ideia de Genís era combinar filosofia e design gráfico em uma série de 24 pôsteres que explicassem teorias que vão do Livre Arbítrio, Existencialismo, Relativismo e Dogma, entre outros.
O problema é que, quando a gente se apaixona por um projeto, ele acaba tomando proporções enormes e, de repente, você se vê cortando várias coisas (que podem ser desde palavras até ideias). Foi aí que o designer percebeu que tinha deixado muitas teorias legais de fora e resolveu dar continuidade ao trabalho, buscando financiamento no Kickstarter para criar pôsteres, cartões postais e um livro nas versões analógica e digital.
Philographics agora tem 95 imagens, cada uma delas combinando formas geométricas, cores e uma breve definição da teoria, criando uma espécie de dicionário visual de filosofia.
Abaixo, separamos algumas imagens deste projeto incrível.
Posts relacionados:
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie