No mundo dos carros elétricos, eficiência é tudo: desperdiçar energia significa perder quilômetros de viagens em potencial. Por isso existe a frenagem regenerativa, por exemplo: ao frear, um dispositivo transforma a energia cinética do veículo em energia elétrica que pode ser reutilizada.
A Goodyear teve uma ideia mais ousada: pneus regenerativos, que usam o calor e a vibração para recarregarem a bateria do carro.
O conceito BHO3 foi lançado no Salão do Automóvel em Genebra. Os pneus – que ainda são um conceito – coletariam calor a partir de vários processos diferentes, e guardariam essa energia nas baterias, como explica o vídeo abaixo:
Como funciona? Há uma camada de material piezoelétrico debaixo da borracha do pneu, que pode gerar eletricidade ao receber força mecânica. Além disso, há um material termoelétrico que absorve o excesso de calor nos pneus – estejam eles parados ou em movimento – e o converte em energia elétrica.
O calor vem do atrito do pneu com a estrada, da luz solar que atinge o pneu, e também da vibração e dos buracos ao longo da estrada. A Goodyear diz que “os materiais utilizados iriam otimizar a capacidade de geração de eletricidade do pneu, bem como a sua resistência ao rolamento”.
A Goodyear ainda não diz quanta eletricidade estes pneus seriam capazes de regenerar, nem quando eles serão fabricados em massa. Mas esta parece ser mais uma iniciativa para estimular a adoção de carros elétricos, mantendo-os funcionando na estrada. [Goodyear via CNET; Car and Driver]