Qualquer um que já esteve num fim de balada lotada sabe que quanto mais álcool consumido, mais atraente vai ficando a pessoa com quem você está flertando — mesmo que ela não tenha sido lá muito abençoada com as dádivas da beleza física.
O sorriso é radiante, os olhos brilham – tudo na pessoa parece sedutor e irresistível. Entretanto, quando você volta à sobriedade, talvez as impressões mudem bastante. Se a pessoa passou a noite com você, é possível que na manhã seguinte você acorde e se pergunte o que aconteceu na noite anterior.
Esse fenômeno tem nome: chama-se Óculos de Cerveja, e a maioria de nós que vai a festas já caiu nessa armadilha pelo menos uma vez. A primeira questão que vem à mente é se a pessoa para quem você está olhando é de fato atraente para você ou se seu julgamento está comprometido devido ao álcool. Quando ficamos bêbados, o álcool aumenta nosso desejo por sexo e, ao mesmo tempo, suprime as nossas inibições.
Muitos estudos feitos nas últimas décadas demonstraram que não é só sobre ficar excitado e menos seletivo. Um estudo feito pelas universidades de St. Andrews e Glasgow, por exemplo, descobriu que “… homens e mulheres que consumiram uma quantidade moderada de álcool acharam os rostos de membros do sexo oposto 25% mais atraentes do que suas contrapartes sóbrias.”
Outros estudos apontaram tendências similares. Um conduzido na Universidade de Bristol com 84 pessoas mostrou que, na média, elas atribuíram notas 10% maiores à atratividade das pessoas apenas 15 minutos depois de beberem uma quantidade moderada de álcool, cerca de 700 ml de cerveja. Mais que isso, o sexo dos indivíduos para os quais os estudantes olharam não importou muito. Sim, caras darão notas maiores para outros caras e mulheres darão notas mais altas para outras mulheres depois de beberem, independentemente da orientação sexual.