Imagine reorganizar os girassóis nas pinturas de Van Gogh, ou dar a “O Grito” de Munch um bom motivo para gritar. Visitar galerias de arte seria bem mais interessante, e Scott Garner obviamente está tentando realizar esta ideia com o projeto Interactive Still Life.
Para ser justo, a única pintura envolvida aqui é na parede onde fica pendurado o projeto. Na verdade trata-se de uma tela LCD presa a um suporte giratório equipado com sensor de inclinação Phidgets, que por sua vez está conectada a um PC que fornece a imagem.
Quando pendurada normalmente, a tela parece mostrar uma natureza-morta de algumas frutas e cerâmica, mas na verdade é uma imagem 3D gerada em tempo real pelo Unity 3D. Então quando você inclina o quadro, o conteúdo da tela cai para o lado como se fosse afetado pela gravidade.
O conceito parece até divertido, e poderia ficar ainda mais: imagine isto em um tablet, e imagine isto em pinturas clássicas! Quem está rindo agora, Mona Lisa, agora que você caiu para o lado? [Scott Garner via Make]