Saber elaborar um bom pitch ainda é um desafio para muitas startups que estão tentando atrair a atenção de investidores, mídia ou emplacar um novo sócio para um projeto específico. Nesse papo entre April Dunford (editora do blog Rocket Watcher) e alguns especialistas do MIT Media Lab, foram compartihadas algumas dicas e insights que podem ajudá-lo a estruturar e potencializar seu discurso na hora de vender seu produto ou serviço. Olha só:
– Comece apresentando sua visão de negócio: algumas startups insistem em pular a visão que possuem sobre o próprio negócio e partem direto para o discurso onde começam a vender um produto. Mas abordar sua visão é importante para ter uma referência de suas expectativas em relação ao que está sendo lançado, além de mostrar a importância do serviço criado pela sua startup.
– Não é real até que possa mostrar algo: é preciso estar consciente que é muito importante para as pessoas experienciar o seu produto, ou seja, ver um serviço funcionando conta muito mais que tentar vender um conceito.
– Todos os funcionários devem saber como fazer um pitch: alguns imprevistos podem acontecer com a pessoa responsável em fazer o pitch para uma banca de investidores. Um problema de saúde, por exemplo, pode impedi-lo de comparecer em determinado evento. Seus funcionários podem substitui-lo e vender seu produto tão bem quanto você?
– Tem que levar menos de dez minutos: embora muitos empreendedores reclamem pelo pouco tempo, dez minutos são suficientes para mostrar o potencial da sua ideia se estiver bem preparado para o discurso.