A gente já mostrou por aqui algumas ótimas campanhas contra a violência doméstica. O assunto não é fácil de ser abordado, e por isso mesmo todos os esforços merecem destaque. É o caso da campanha que a Whybin / TBWA criou para a Safer Homes in NZ Everyday (Shine), que confronta as pessoas sobre o tema em bares, lembrando que muitas vezes a violência doméstica está associada ao consumo exagerado de bebidas alcóolicas.
A abordagem foi simples e inteligente: foram impressos diversos porta-copos com fotos de mulheres e crianças, utilizando tinta termográfica. Toda vez que um copo ou garrafa gelada era colocado sobre o porta-copos, os machucados apareciam nas pessoas retratadas, chamando a atenção de quem estava bebendo toda vez que ele levantasse o copo.
A ideia é muito legal, mas a gente sempre fica esperando para saber os resultados e se perguntando como teria sido a reação das pessoas nos bares. Sem contar que o álcool pode ser um agravante em muitos casos de abuso, mas não é uma regra e nem a única razão para que eles aconteçam. De qualquer maneira, vale o registro.
Posts relacionados:
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie