Para comemorar os 150 anos do metrô de Londres, o London Transport Museum preparou a exposição Poster Art 150, que apresenta 150 dos mais significantes posters já criados para o metrô.
Contando a história do transporte, as obras acabam, por si só, contando também a história do design: de exemplos puramento tipográficos do século 19, passando pelas primeiras ilustrações em 1908, pela era do ouro da propoganda moderna nos anos 20 e 30, e chegando aos traços do mundo moderno.
A tarefa de selecionar 150 peças-chave de cerca de 3 mil posters arquivados foi realizada por um grupo de 8 especialistas, incluindo representantes do Victoria & Albert Museum e da Central St Martins, além de consagrados artistas e designers como Simon Patterson, Great Beare e Brian Webb.
A curadora Anna Renton organizou os trabalhos escolhidos em 6 seções, com temas sobre diferentes aspectos do London Underground.
A primeira seção, Finding Your Way, traz posters convencendo o público de que o metrô é um lugar seguro e agradável. As seções seguintes falam de comportamento e cultura, como parar no lado direto na escada rolante e não ficar no caminho da entrada/saída do vagão. Além disso, alguns posters tinham como tema a própria cidade, mostrando como o transporte traz orgulho e leva Londres sempre adiante.
O interessante da exposição é que, além da evolução da própria comunicação, cada poster teve um papel importante, uma mensagem específica a ser passada e que contribuiu para o que o London Underground é hoje.
Poster Art 150 – London Underground’s Greatest Designs está rolando no London Transport Museum até dia 27 de outubro.
Posts relacionados:
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie