A contusão de Neymar foi tão chocante que mal falamos da partida tensa e dramática entre Brasil e Colômbia. A lesão foi terrível, mas a partida tem uma série de fatores que fazem com que ela seja uma das maiores desta Copa. Ela foi inédita na história nos dois times, acabou com um jejum brasileiro que já durava bastante tempo e confirmou uma certa freguesia, digamos assim.
SAIBA MAIS:
- Um gráfico para Felipão: Powerade mostra detalhes de Alemanha e França
- Veja o infográfico Powerade para Brasil e Camarões
- Saiba por que suamos frio em Brasil e Chile
Marcelo Duarte, especialista em história do futebol, explica os motivos pelos quais a vitória por 2 a 1 é simbólica. No time Powerade, ele é o responsável por nos mostrar o passado e apontar o futuro. Veja os dados que ele traz.
-
Brasil e Colômbia se enfrentaram 25 vezes. A Seleção ganhou 15, empatou 8 e perdeu 2. Os canarinhos marcaram 55 gols e levaram somente 11. O Brasil não perde para os “cafeteiros” há 12 jogos. A última derrota para a Colômbia foi na Copa América de 1991, por 2×0.
-
Em compensação, o Brasil não ganha da Colômbia há 10 anos. A última vitória foi em 2003, nas Eliminatórias para Copa de 2006, por 2×1, em Barranquilla.
-
Os confrontos recentes foram difíceis para o Brasil. Nos últimos 4 jogos contra a Colômbia foram 4 empates. O último duelo entre Brasil e Colômbia foi em 2012. O empate por 1×1 marcou o jogo número 1000 da Seleção e teve pênalti perdido por Neymar.
-
Brasil e Colômbia nunca tinham se enfrentado em Copas do Mundo.
-
O último duelo entre Brasil e Colômbia jogado aqui foi em 2008, nas Eliminatórias para a Copa de 2010. Empate por 0×0 no Maracanã.
-
Um dado bem positivo. O Brasil jamais perdeu para a Colômbia em casa. Foram 6 vitórias e 3 empates.
-
A Colômbia nunca havia chegado nas quartas de uma Copa. A melhor posição foi a queda nas oitavas em 1990, quando perdeu de Camarões.
-
O Brasil disputou as quartas de final por 11 vezes. Ganhou 7 e perdeu 4 (1954, 1986, 2006 e 2010)
Além da análise de Duarte, o time Powerade também levantou, em números, o que foi Brasil e Colômbia. O infográfico, que você pode ver aqui ou clicando na imagem abaixo, traz alguns dados interessantes. Ele conta, por exemplo, que o gol de David Luiz foi o segundo marcado de mais longe nesta Copa e mostra a importância de Hulk no conjunto da seleção. Vale ver.