O Google I/O é a conferência anual da empresa para desenvolvedores, e também uma oportunidade para ela anunciar diversas novidades. Este ano, o evento acontece nos dias 28 e 29 de maio em San Francisco (EUA).
Você poderá acompanhar tudo via streaming, direto da sua casa ou trabalho. Ainda é difícil saber o que esperar do evento; no ano passado, as novidades se centraram no Android e Chrome. Eis o que vimos:
- os primeiros detalhes do Lollipop – então chamado de “Android L” – e o novo Material Design;
- o lançamento dos primeiros smartwatches com Android Wear e do seu SDK para desenvolvedores;
- Android One, smartphones baratos que mantêm a experiência do Google;
- Android Auto, que transforma o painel do seu carro em um dispositivo Android;
- Android TV, nova plataforma para TVs mais integrada ao ecossistema do Google;
- a plataforma Google Fit;
- o smartphone modular do Google fazendo boot pela primeira vez;
- um console de jogos com Android, meses depois anunciado como o Razer Forge TV;
- Chromebooks rodando apps de Android e recebendo notificações de outro dispositivo;
- aplicações do Project Tango na vida real;
- entre outros.
Foi muita coisa! E todo ano é assim. O que teremos em maio: uma nova versão do Android? Mais novidades sobre os carros autônomos? Alguma atualização sobre o Google Glass? É esperar para ver.
O cadastro para participar do I/O 2015 começa em 17 de março e fica aberto por três dias. O Google deixa todos os interessados se inscreverem, e então seleciona de forma aleatória quem participará do evento. A demanda é muito maior que a oferta, e essa é uma forma de não obrigar todo mundo a reservar um lugar de uma só vez.
Participar do I/O tem seu custo: os preços da edição 2015 ainda não foram divulgados, mas no ano passado os ingressos saíam a US$ 900, ou US$ 300 para acadêmicos.
Excited to announce dates for Google I/O in San Francisco on May 28-29, 2015. More details at https://t.co/9CdxQHxEiS
— sundarpichai (@sundarpichai) February 10, 2015
Sundar Pichai, vice-presidente que cuida do Android e Chrome, não revelou muito mais detalhes no Google+ além da data. Ele apenas diz que os desenvolvedores também poderão acompanhar tudo através de eventos I/O Extended: eles acontecem de forma simultânea à conferência nos EUA, com palestras transmitidas via YouTube e atividades adicionais no local.
No ano passado, tivemos o primeiro I/O Extended no Brasil organizado pelo próprio Google. No entanto, desenvolvedores podem se juntar e fazer versões próprias do evento – isso vem acontecendo no país desde pelo menos 2012. [Google+ via 9to5Google]
O post Prepare-se para uma avalanche de novidades do Google: evento I/O já tem data marcada apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.