Tive a satisfação de participar da banca avaliadora e testemunhar que a discussão foi feita de forma sensível pelos representantes da empresa. Também participaram da banca, como jurados externos à companhia, o meu sócio Bob Wollheim, a Marcella Maria Thomaz Monteiro de Barros Teixeira Coelho (coordenadora da Semana Global do Empreendedorismo organizada pela Endeavor Brasil) e Jon Ghazi (Diretor da agência parceira OMD Ignition Factory).
A primeira fase do programa terminou e mostrou-se um sucesso, com mais de 300 inscrições de estudantes e startups vindas de 22 estados brasileiros. Os cinco vencedores terão a possibilidade de viabilizar seus programas de marketing com algumas das marcas líderes da PepsiCo no Brasil, TODDY®, DORITOS®, RUFFLES®, H2OH!® e GATORADE®, e visitar a cidade de Nova Iorque, onde apresentarão aos gerentes globais das marcas da PepsiCo suas ideias e conhecerão personalidades e empresas digitais situadas na cidade. Empreendedores poderão se inscrever para a segunda fase do PepsiCo10 durante o primeiro semestre de 2013 no www.facebook.com/pepsicobrasil.
As cinco ideias vencedoras do PepsiCo10 Brasil se enquadraram nas quarto categorias do programa: entretenimento, celular & tablete, varejo e sustentabilidade. O rigoroso processo de seleção começou em setembro com a abertura das inscrições. Um painel de jurados composto por uma equipe de executivos multifuncional da PepsiCo Brasil e personalidades digitais analisaram os projetos inscritos pelos 25 finalistas para escolher as cinco mais promissoras ideias.
Os projetos vencedores do PepsiCo10 Brasil foram:
Entretenimento
- Qranio: Uma plataforma de jogo online, onde usuários se cadastram gratuitamente, ganham conhecimento através de jogos e ganham uma moeda virtual que pode ser trocada por prêmios;
- We Will Rock – WWR: Um programa que recompensa jovens adultos com ingressos para shows em troca de dias de voluntariado em projetos sociais.
Marketing para Celulares & Tablets
- Checkout10: Um programa de fidelidade e engajamento que as marcas podem operar através de uma simples plataforma integrada com as mídias sociais.
Varejo
- Gatorade Kart: Uma ideia para postos de hidratação em pistas de bicicleta e parques para atletas amadores.
Sustentabilidade
- Leve Consciência: Uma ideia para uma campanha conhecida como #LeveConsciência que focará na reciclagem de plásticos como forma de levar conhecimento sobre meio ambiente.