O Google está preparando um serviço de telefonia móvel. Não sabemos quando ele será lançado, muito menos quem poderá usá-lo. Mas, graças a um vazamento recente, agora sabemos muito sobre os (possíveis) detalhes. E alguns desses possíveis recursos soam bem interessantes.
As informações vieram de um arquivo de app encontrado pelo Android Police. Dentro deste arquivo — que parece ser real — estão diversas linhas de códigos que indicam alguns ótimos recursos, alguns inéditos, e outros que são excelentes. Aparentemente, o nome disso é Project Fi. Pode ser apenas um nome temporário, mas vamos usá-lo de agora em diante.
Pague pelo que você usar
Pelo jeito, o Project Fi vai pegar umas coisinhas de outras MVNOs (operadoras alternativas que usam a rede de outras operadoras) como a Ting e a já encerrada Zact e só cobrar pelo que você usar. Já sabemos que o Project Fi provavelmente vai apostar alto em Wi-Fi para manter os custos de dados baixos, mas os códigos no app sugerem que o uso não necessariamente exigirá de um “plano” e será possível pagar por GB de dados. Ligações dentro dos EUA seriam gratuitas, e as internacionais cobradas por minuto.
Trocar de smartphone será mais fácil
Assim como o Google Voice (que está se fundindo com o Hangouts), parece que o Project Fi permitirá que você tenha múltiplos dispositivos com a mesma linha telefônica. E ainda melhor: códigos no app sugerem que usuários poderão trocar qual funciona como o principal simplesmente mudando configurações sem precisar mexer nos SIMs. Confesso que “muito smartphone” é um problema normalmente relacionado a blogueiros de tecnologia, mas para qualquer pessoa que tem um smartphone mais antigo, por exemplo, e quer levá-lo para um show em vez do modelo mais recente, isso pode ser muito útil.
Troca automática entre diferentes operadoras para uma cobertura melhor
Vazamentos anteriores sugerem que a T-Mobile e a Sprint (duas operadoras que atuam nos EUA) seriam duas das parceiras de lançamento do serviço wireless do Google. Além disso, usuários poderiam trocar automaticamente entre uma e outra. O apk encontrado pelo Android Police parece confirmar isso, e ambas as operadoras aparecem nos códigos — mas apenas essas duas.
Roaming internacional gratuito
Esse não veio do Android Police, e sim de outros rumores. Pelo jeito, o plano do Google é de acabar com o roaming. Ao menos uma operadora no Reino Unido parece estar para fechar acordo com a empresa.
Como o Google Voice
Isso lembra muito o Google Voice, não? Sim! Parece que o Project Fi não é apenas uma extensão do Google Voice — os códigos indicam que as contas permanecem separadas — mas parece que você conseguirá facilmente transferir o número do Google Voice para o novo serviço.
Mas…
Tudo isso parece ótimo. Mas vamos com calma. Em primeiro lugar, não sabemos quando isso será lançado. O Google confirmou os planos, mas isso não significa que o projeto esteja próximo de ser finalizado. Talvez a gente ouça algo durante o Google I/O. Provavelmente teremos um lançamento restrito, e o Google disse que o plano é que as coisas sejam pequenas mesmo. Rumores indicam que o serviço será restrito a usuários do Nexus 6.
Além disso, temos a questão do Brasil. Está claro que o Google vê os EUA como o principal mercado para a sua operadora e não há planos para levá-la a outras partes do planeta. Assim, é bem provável que a gente nunca consiga apreciar as maravilhas do Project Fi. Assim como também não conseguimos aproveitar o Google Voice nem o Nexus 6, já que nenhum dos dois foi lançado para nós.
Ainda assim, o serviço wireless do Google parece promissor. Claro, algumas das suas principais ideias não são novas e já são utilizadas por operadoras menores, mas nas mãos do Google tudo pode ficar melhor.
O post Quais serão as grandes novidades da futura operadora de telefonia móvel do Google? apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.