Do ponto de vista do marketing tradicional a resposta acima é simples.
Marketing de conteúdo é a criação de conteúdo de valor que possui um propósito de marketing. Por exemplo, sua empresa cria um relatório especial incrível e troca isso por um email para manter contato.
A escrita publicitária ou copywriting é feito para o leitor tomar alguma ação pré-definida. Algumas vezes, tem como objetivo incitar uma compra mas pode ser um pedido por uma ligação para mais informações ou para visitar a loja física para conhecer um novo lançamento.
O marketing de conteúdo é blog, relatório e vídeos virais. A escrita publicitária é página de vendas, infomerciais e marketing direto.
São duas coisas bem diferentes, certo? Bem, não se você estiver fazendo da forma certa.
Conteúdo sem escrita publicitária é jogar fora um bom conteúdo
Há alguns blogs com conteúdo bastante bom e poucos leitores (talvez o seu seja um deles). Se você está escrevendo coisas boas que as pessoas estão gostando de ler mas não está conseguindo o tráfego que quer, o problema pode estar numa escrita publicitária pouco efetiva.
Veja abaixo algumas possíveis causas da pouca leitura dos seus posts:
- Seus títulos podem ser chatos e não dar muita razão para as pessoas clicarem.
- Seus títulos podem ser muito inteligentes ou “bonitinhos”, mostrando o quanto você é esperto sem, entretanto, comunicar nenhum benefício para o leitor. De uma forma ou de outra, você não está pensando muito sobre seu título e, um bom título, é decisivo.
- Você ainda não pensou profundamente sobre o como seu conteúdo pode beneficiar seus leitores. Assim como um produto tem que oferecer um benefício para o comprador, seu conteúdo tem que recompensar seu leitor ou eles não vão voltar.
- Seu conteúdo não está gerando confiança. Você pode gerar muita atenção com notícias de ataques terroristas, quedas de helicóptero e batidas de trem mas atenção apenas não se traduz em assinantes ou consumidores.
- Você não tem nenhuma prova social para mostrar aos leitores que seu blog ou site é um lugar legal para passear. Isso é um pouco mais complicado quando você ainda não tem muitos leitores.
- Você não tem um bom “call to action” – uma chamada para ação clara que faz as pessoas entenderem o que você gostaria que elas fizessem em seguida. (O que pode ser assinar o feed RSS do blog, sua newsletter ou compartilhar o seu conteúdo no Facebook ou Twitter).
Lembre-se, a escrita publicitária é a arte do convencimento de um leitor para que ele tome alguma iniciativa.
O uso bem pensado de técnicas publicitárias em seu blog irá fazer com que os leitores assinem seu conteúdo e compartilhem com seus amigos. É assim que se constrói uma audiência grande e leal.
Escrita publicitária sem conteúdo é perda de tempo
Então, escrita publicitária é tudo? O uso efetivo de técnicas de escrita publicitária irão me levar automaticamente a ser um dos blogs mais populares do mundo?
Infelizmente, não.
Se você faz um trabalho brilhante embalando “porcarias”, todo que você está fazendo é amplificar para outros o quão porcaria é seu trabalho. Isso é o que você NÃO quer que aconteça.
Marqueteiros inteligentes ainda precisam manter alguns princípios de um bom marketing de conteúdo em mente:
- A generosidade é sexy. Quando seu conteúdo gratuito que te faz até mesmo desconfortável, aí sim, você está chegando no ponto certo.
- Apenas profissionais de propaganda gostam de propaganda. Se seu conteúdo parece com um anúncio, ele será ignorado ou jogado fora. Faça sua “propaganda” valiosa envelopando-a com conteúdo útil.
- Marketing de conteúdo é bom para seu SEO mas não cometa o erro de escrever para os mecanismos de busca. Sempre escreva para as pessoas em primeiro lugar aí revise deixando-o mais amigável para os mecanismos de busca assim outros leitores vão achá-lo.
- Conteúdo de primeira linha é insuperável para relacionamento, entregando a mensagem de vendas sem o sentimento de “estar sendo manipulado” e fazendo o consumidor ficar por perto.
É por isso que as mentes mais afiadas da escrita publicitária estão cada dia mais envolvidas com a abordagem do conteúdo para internet. Eles estão combinando a escrita publicitária estratégica com grande conteúdo.
E você? Como está usando conteúdo e a escrita publicitária em seu website para gerar mais tráfego e converter este tráfego em fãs e consumidores?
Conte pra nós nos comentários abaixo ou leia outras matérias sobre Marketing de Conteúdo.
Via RSS de YOW I Soluções para Inbound Marketing
Leia em YOW I Soluções para Inbound Marketing

