Um excelente vendedor vai além de bater as metas de vendas que a empresa dá para ele. Inclusive, dizer que um vendedor é excelente só porque ele bateu as metas de vendas é uma tremenda burrice.
Vendas não é sobre números, não é mesmo!
E bater as metas de vendas é “apenas” uma obrigação para um cara que se diz vendedor.
O centroavante de um time é excelente porque faz gols? Nem a pau! O cara é excelente porque sabe jogar em equipe.
Vendas é sobre pessoas.
Pessoas compram de pessoas, e não de empresas.
Pessoas compram de um grupo de pessoas, e não apenas de um único vendedor.
Um Excelente Vendedor é aquele que pensa no futuro dos outros e nos objetivos do chefe; um excelente vendedor pensa no gerente de produtos, pensa pelo ponto de vista do diretor financeiro, pensa como o marketeiro da empresa.
Um Excelente Vendedor é aquele que ajuda a empresa a botar para fora os produtos que estão parados há mais de 30 dias no estoque – bater metas em cima de produtos que o cliente compra é moleza -, eu quero ver bater metas vendendo produtos que o cliente não conhece.
Um Excelente Vendedor é aquele que vende pensando no processo de vendas – bater metas empurrando produtos para cima do cliente é moleza -, eu quero ver bater metas ensinando o cliente a perceber o valor dos produtos que estão sendo vendidos.
Um Excelente Vendedor não faz demonstração de produtos antes de qualificar a venda; um Excelente Vendedor não envia uma proposta comercial antes de fazer diferentes demonstrações do produto para os cinco diferentes executivos que decidem ou influenciam a venda; um Excelente Vendedor não prospecta qualquer lead; um Excelente Vendedor trabalha lado-a-lado dos marketeiros da empresa para criar a definição do “lead ideal” ao invés de reclamar que o departamento de marketing não gera leads qualificados – um Excelente Vendedor sabe que precisa da ajuda do departamento de marketing para acelerar as vendas; um Excelente Vendedor ajuda os marketeiros da empresa a definir a estratégia de marketing de conteúdo necessária para converter leads em clientes enquanto ele trabalha os leads com perguntas provocativas que levam o cliente a repensar suas premissas.
Um Excelente Vendedor conhece com profundidade todos os produtos que vende. Ele não precisa de apoio do departamento técnico para vender, ele sabe fazer apresentações do produto e não tem medo de falar em público.
Um Excelente Vendedor é um cara que quer o bem para toda a sua equipe; de egoísta e egocêntrico um excelente vendedor não tem absolutamente nada; apesar de levar uma dia agitado e super corrido, o excelente vendedor arruma tempo para almoçar com os vendedores que não batem metas para auxiliá-los em seu desenvolvimento.
Um Excelente Vendedor tem uma empatia incrível pelos clientes; o cara toma nota de absolutamente tudo que o cliente fala sobre si mesmo; o cara sempre se coloca no lugar do cliente, nunca demonstra que está com pressa e sempre explica as coisas com extrema paciência e didática.
Um Excelente Vendedor sempre bate as metas; o cara não admite perder, ele está sempre pensando em como ser o número 1, e fica p da vida quando perde um negócio ou fica em segundo lugar; um Excelente Vendedor está sempre motivado – ele não precisa ver filminho de auto-ajuda para se auto-ajudar; um excelente vendedor é sempre alto astral.
UM EXCELENTE VENDEDOR AJUDA, não vende produtos. Ele escuta, faz perguntas, provoca o Cliente a pensar. O seu preço é um investimento e não um custo. A sua performance é medida pela quantidade e taxa de retorno que o seu cliente teve com a venda, e não com os benefícios do produto. Ele trabalha dentro do cliente como um Aliado, e não de fora como um fornecedor. UM EXCELENTE VENDEDOR faz recomendações de qualquer coisa, não apenas daquilo que vende. Ele se relaciona com gerentes e não apenas com o comprador. Ele trabalha idéias de médio e longo-prazo com esses gerentes e não apenas pedido a pedido. UM EXCELENTE VENDEDOR é especialista em alguma coisa, não um faz tudo para todos. O foco do VERDADEIRO VENDEDOR não é o seu concorrente, mas a lucratividade que ele propicia ao seu cliente para que ele seja diferente do concorrente dele. UM EXCELENTE VENDEDOR tem alta credibilidade, os seus Clientes fazem marketing boca-a-boca sobre o seu trabalho.
E aí? Tá fácil ser Excelente?
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