O Carlos tem uma confecção de uniformes profissionais e emprega quatro pessoas. Ele terceiriza a produção e mantém apensa uma mesa de corte e uma modelista. O empreendedor quer expandir a empresa e pegar pedidos maiores, por isso escreveu para o blog Faça Diferente pedindo orientação.
“Preciso aumentar o espaço para meu negócio crescer. Já tive uma consultoria em processo. Então, queria saber se, para essa expansão de espaço, eu precisaria chamar um consultor para ajudar depois na disposição dos equipamentos?”, escreve Carlos.
A intenção do empresário é colocar mais três mesas de corte. “Quero, futuramente, trabalhar fornecendo uniformes para empresas grandes, como Petrobrás. Como faço para melhorar a gestão da minha empresa e expandi-la?”
Confira a resposta do Consultor Sebrae:
Consultoria
A contratação de uma consultoria depende da ampliação que pretende fazer. Se for para colocar somente mesas de corte e continuar terceirizando a produção, não é necessário um layoutista para auxiliá-lo na disposição dos equipamentos, até porque a disposição das máquinas esta relacionada ao fluxo de produção e a gargalos operacionais.
Como você já teve a consultoria de produção, acredito que saberá como dispor melhor suas mesas de corte. Caso contrário, chame novamente o consultor de produção. Ele te dirá qual a melhor disposição em função de seu fluxo de trabalho.
Empresas grandes
Quanto a trabalhar para empresas como a Petrobras, normalmente essas instituições fazem uma série de exigência para que você se torne seu fornecedor, principalmente em relação à estrutura, pois seu volume de pedido é grande e os tempos de entrega têm que ser cumpridos. Além disso, também são exigidos processos de qualidade, o que significa que a empresa deve ter um sistema ISO implantado. Portanto, vale a pena buscar essas empresas somente se tiver certeza que está preparado para atendê-las.
Quanto à gestão, para fazê-la de acordo, é necessário que você tenha implantado controles e procedimentos que possam avaliar e acompanhar a qualquer instante a situação operacional e financeira da empresa. Na verdade, faz parte do acompanhamento da qualidade total.
Qualidade total
Já que você teve consultoria na produção, inicie seus controles por aí! Trabalhe os fluxos operacionais e avalie os gargalos de produção. A partir daí, procure encontrar soluções para otimizar “times” de processo e produção e para melhor aproveitamento de matéria-prima. Estabeleça seus procedimentos operacionais e aproveite para atribuir funções e tarefas aos funcionários dessa área.
Estabeleça também indicadores de produção e um controle de estoque.
Terminada essa área, entre na financeira e inicie o mesmo processo, determinando os controles necessários para suas vendas, compras e fluxo de caixa. Estabeleça ainda indicadores, tais como lucratividade, para acompanhar a evolução financeira da empresa.
Terminada a avaliação financeira, vá para o marketing, recursos humanos etc., em fim todas as áreas da empresa. Quando tudo isso estiver pronto, você terá em mãos um Manual de Procedimentos de sua empresa, primeiro passo para a busca da qualidade total.
Procure a unidade do Sebrae mais próxima de você e peça ajuda para implantar a qualidade total na sua confecção. O Sebrae tem programas específicos para empresas do seu ramo.