Existe um momento certo para começar a efetuar a divulgação do seu blog? Será que a partir do primeiro artigo publicado você já está apto a espalhar seus links pela Internet e pela Blogosfera? Ou será que é melhor esperar um pouco, criar uma “esfera envolvente” dentro do seu próprio blog para depois mostrar às pessoas lá fora que você começou a blogar? Existem pontos principais a serem considerados antes de tomar qualquer decisão pesada no início do seu blog. E quando começar a divulgar um blog é com certeza um momento crucial para o bom começo de um novo blogueiro.
Divulgar o seu blog é essencial para o seu crescimento. Por muito bom que seja o seu trabalho, só uma boa “publicidade” irá trazer leitores à sua página. Analise seu blog e veja se ele condiz a alguns requisitos básicos que eu tratei de enumerar aqui.
1 – Número mínimo de artigos publicados
Você acha que vai ganhar credibilidade de alguém por aí se criar seu primeiro artigo dizendo que “o blog está no ar”, e já mandá-lo pro Dihitt pensando que vai ganhar a primeira página? Um número mínimo de artigos é fundamental para conseguir segurar um leitor de primeira viagem no seu blog. Creio que quando seu blog tiver de 15 a 20 artigos, a divulgação já pode começar.
2 – Frequência de postagem
Pode parecer que não, mas este ponto também é muito importante para definir quando você deve começar a divulgar um blog. Quanto tempo você levou para criar aqueles 15 ou 20 artigos iniciais? Se você cria dois artigos por semana, esse número só será duplicado depois de aproximadamente dois meses! Mesmo que o conteúdo seja de qualidade, a quantidade de blogs que um leitor tem em seu Feed é tão grande, que o seu pode ser jogado para as traças se demorar muito para mostrar seu potencial. Se sua frequência de postagem é realmente duas vezes por semana ou menos, espere um pouco mais.
3 – Os primeiros leitores começam a aparecer
Este é mais um sinal de que seu blog está quase pronto para começar a ser divulgado decentemente. Aqueles leitores que conseguem chegar até você através do Google ou dos trackbacks enviados à quem você linkou já podem se tornar possíveis leitores fidelizados. E melhor ainda quando:
4 – Os primeiros comentários aparecem
Os primeiros comentários são realmente muito motivantes e mostram que o seu blog já tem conteúdo o suficiente para atrair e reter novos visitantes e que alguém realmente lê o que você escreve!
5 – Qualidade no seu conteúdo
Suas primeiras postagens já devem mostrar pelo menos 50% do seu potencial crítico e de escrita. Mostre que você consegue produzir conteúdo de qualidade e original antes de começar a divulgar seu blog.
6 – O layout é essencial
É possível transmitir um pouco (ou muito) da personalidade da empresa através do layout. A combinação de cores, a escolha de tipografia, as imagens, os gráficos e a diagramação somados podem construir um ar sério ou despojado, tradicional ou moderno, mostrando um blog de visão e presença ou apenas informar que você é mais um no mercado.
Considere o seu site como a sua embalagem na internet.
7 – Divulgação um fator importante
Digamos que você cometeu o erro de começar a divulgar um blog precocemente, quando tinha seus primeiros três artigos criados. O primeiro visitante entrou e encontrou nesses três artigos um conteúdo de qualidade média. Se seu blog só tem três artigos, o layout dele provavelmente ainda vai estar ruim, pois as Categorias, Tags e essas coisas ainda não estão devidamente firmadas. Se este visitante não gostou do seu blog de um modo geral, dificilmente voltará a acessá-lo novamente. Ainda mais se sua divulgação foi feita de um modo pesado e agressivo. Mas…
8 – É preciso ter feeling
Você mesmo tem que sentir quando seu blog está realmente preparado para aguentar uma crítica de um novo visitante. Faça a si mesmo a pergunta principal: “eu consigo cativar um novo visitante o suficiente para que ele assine meus Feeds?”. Quando você está pressentindo que a resposta é um Sim, comece a divulgação, pois você está preparado (contanto que você tenha o “feeling” certo, claro).
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