Muitos empreendedores costumam ter uma dúvida: quando devo lançar meu produto? A questão é ainda mais recorrente quando o produto em questão é um site ou um serviço online. Há sempre a opção de colocar no ar uma versão beta, de testes, e abrir-se para receber a opinião dos consumidores. Se você decidir por esse passo, esteja pronto para as críticas (muitas em alguns casos) e disposto a agir de forma rápida e transparente. Por outro lado, saiba que uma base maior de pessoas testando o produto pode ser importante para detectar – e sanar – as falhas.
Um exemplo desta semana mostra que mesmo as grandes empresas erram ao decidir o momento exato de um lançamento. Na semana passada, a Apple mostrou sua nova geração do iPhone e dos iPods. Revelou também o sistema operacional iOS 6. Na última quarta-feira, 19, usuários do mundo todo começaram a baixar o software, atualizando seus dispositivos. Como a Apple tem um público bastante engajado, o índice de atualização dos aparelhos já superou os 35% da base em dois dias (segundo informações do The Next Web. É um recorde de velocidade de adoção de um sistema operacional. Pensando por esse lado, a Apple deve estar comemorando. Mas…. há sempre um mas, né?
Desde que começaram a atualizar o sistema operacional, os usuários notaram que o programa de mapas que a Apple criou para substituir o Google Maps em seus dispositivos tem muitos problemas. Várias pessoas começaram a compartilhar imagens de erros, como um rio que não existe no mapa da Apple, a torre Eiffel deformada ou a imagem da cidade de Niterói, que de repente virou São Gonçalo (como visto na imagem acima), entre muitos outros exemplos. Há, inclusive, um divertido Tumblr, o The Amazing iOS 6 Maps, com essas imagens.
Para evitar o erro cometido pela Apple (será que Steve Jobs teria permitido o lançamento desse aplicativo de mapas da forma como está?), fique atento a alguns pontos:
– Sua fase de testes deve ser cuidadosa e detalhada. Faça uma planilha para acompanhar os principais bugs e defina a ordem de prioridade de cada um deles. Use programas que encontram bugs. Os cruciais impedem o lançamento do produto. Os de alta prioridade exigem muita atenção e precisam ser solucionados com rapidez. Os médios e baixos não impedem o lançamento, mas prejudicam sua imagem.
– Abra um canal para que os consumidores possam reportar erros. Lide com isso de forma transparente e informe sobre as correções feitas.
– Se você está fazendo o software para um cliente, aumente o período de homologação previsto anteriormente. Em empresas, é comum que muitas pessoas precisem dar seu aval para o lançamento de um novo produto. Essa burocracia contribui para a extensão do prazo.
– Ao lançar, abra um canal para que os consumidores possam reportar erros. Lide com isso de forma transparente e informe sobre as correções realizadas. Não ressalte as melhorias que você vai fazer no futuro. Foque-se na correção das pendências do momento.
– Se algum problema grave for encontrado, reconheça o erro, não finja que as coisas estão em seu ritmo normal e que tudo não passa de um processo de melhoria contínua.