Quem é seu cliente ideal? Não. Não me venha com essa de dizer que seu cliente ideal é “todo mundo que…” ou “qualquer um que…”, pois isso não é nem de longe dizer quem é seu cliente ideal.
Dizer quem é seu cliente ideal é definir com precisão o perfil das pessoas que compram o seu produto e não sair por aí dizendo que seu produto é para “todo mundo que…”. O nome disso, meu querido, é preguiça de pensar.
Quando você identifica o tipo de pessoa que está mais propensa a comprar seu produto, você consegue desenvolver as mensagens de marketing corretas. E mensagens corretas ajudam a converter interessados em compradores.
Só para você ter uma ideia de como isso é importante, nem a Coca-Cola sendo a Coca-Cola tenta alcançar todo mundo com suas mensagens de marketing (vai dizer que você nunca reparou que os anúncios são voltados para o público jovem e apenas no fim do ano para a família devido ao Natal?). E olha que estamos falando da Coca-Cola, ou seja, um produto de massa que é consumido por crianças, adolescentes, jovens adultos, adultos e até idosos.
A lição que fica é a seguinte: tentando alcançar todo mundo, você acaba não alcançando ninguém e, justamente por isso, você não deve cometer o erro de acreditar que seu cliente ideal é “todo mundo que… ou “qualquer um que…”.
Abraço, Victor Santos
Cofundador e Diretor da Negocioteca
Se você conhece alguém que poderia se beneficiar dessa dica, sinta-se a vontade para compartilhá-la. Aproveite e assine nossa newsletter para receber dicas de empreendedorismo e gestão no seu email.
Você também vai gostar de ler:
O que fazer quando o cliente quer tudo para ontem
O que fazer quando seu cliente só quer saber do preço
Vídeo: Resolva o problema do seu cliente, não de todo mundo
Dica diária ao empreendedor 57: Aprenda a dizer “não”